Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Sul-africanos lamentam ausência de Ronaldinho

Lista de Dunga provoca polêmica também no país-sede do Mundial e abala confiança dos anfitriões na seleção brasileira

Redação de noticia

13 de Maio de 2010 - 14:56

Nas ruas das principais cidades sul-africanas, é comum ver camisas, blusas e bonés com referências ao Brasil. Até uma pesquisa realizada recentemente mostrou que a seleção verde-amarela é a preferida dos anfitriões da Copa em caso de eliminação da África do Sul e considerada a principal favorita ao título.

Mas a confiança dos sul-africanos em uma conquista brasileira foi abalada depois da convocação do técnico Dunga, anunciada na terça-feira. Apesar de não conhecerem os jovens Paulo Henrique Ganso e Neymar, não faltaram motivos para os torcedores locais criticarem a lista. E as maiores surpresas, para eles, foram as ausências de Ronaldinho Gaúcho e Adriano.

“Ele não chamou?”, pergunta Witness Tiwane, segurança de um supermercado, ao saber que Dunga não incluiu o meia do Milan entre os seus convocados “Não, isso não é nada bom. O Ronaldinho... aquele cara joga de forma divertida e também cria gols, ele não pode estar fora do time. O Adriano não pode jogar sem o Ronaldinho. Sei que o Brasil tem muitos bons jogadores, mas o Ronaldinho tem algo a mais”.

Ao saber que também o atacante do Flamengo não irá para a África do Sul, Tiwane tem a segunda surpresa, e “decreta” o fracasso brasileiro na competição. “Ele também não vem? Isso significa que o Brasil não vai ter sucesso. Sem os principais jogadores, Ronaldinho e Adriano... O Robinho está na lista? Então talvez, mas não me sinto bem sem Adriano e Ronaldinho. Realmente não me sinto bem”.

Mesmo fora da seleção desde 2008, Ronaldinho ainda é astro de algumas campanhas publicitárias ligadas à seleção brasileira. Por isso, sua ausência deve ser mesmo a mais sentida pelos torcedores sul-africanos. E deve decepcionar, especialmente, o público infantil.

“Vai ser uma grande surpresa, porque muitas crianças aqui amam o Ronaldinho, assim como outros ídolos, como o Cristiano Ronaldo, e elas esperam ver os grandes jogadores, aqueles que estão muito acima dos outros. Vai ser triste ele não estar aqui, mas ele estará em espírito e espero que ajude o time brasileiro. Mas vai ser um grande choque para as crianças”, diz o instrutor de academia Zeyaad Salie.

Para ele, além de Ronaldinho e Adriano, outro que deveria estar na lista é Alexandre Pato, do Milan. Ao saber que Pato também ficou fora, ironiza: “o Kaká também não vem? Bom, mesmo assim estamos ansiosos para ver o Brasil jogar, mas é um choque. Um grande choque”.

Outro que não entendeu a ausência de Ronaldinho é o vendedor Reagan Petersen. “Os meus preferidos são Kaká e Ronaldinho. Sinceramente, não faço idéia de porque ele está fora. Mas sem ele, o Kaká é a minha grande expectativa para a Copa”, diz.

Ao contrário dos compatriotas, contudo, Petersen se anima com a expectativa de ver uma seleção brasileira com algumas caras novas e sem os velhos “medalhões”. “O Brasil tem muitas surpresas, alguns jovens que apareceram agora. Por isso vou adorar ver o que acontecerá com eles dessa vez”.

Para jornalista, Ronaldo Fenômeno e Pato também eram esperados

Se para os torcedores sul-africanos, a lista de Dunga foi até decepcionante, para os jornalistas locais ela não chegou a ser tão surpreendente. “Poucos de nós acreditávamos que Ronaldinho viria. Nós até torcíamos pra isso, porque ele foi um jogador incrível, mas realisticamente, não foi bom o suficiente no Milan pra garantir uma vaga”, afirmou Louis Raubenheimer, editor de esportes da revista FHM.

“Não acompanhei suficientemente o Adriano nos últimos meses, mas imagino que ele também não esteja no melhor momento. Também estamos um pouco chateados que Ronaldo [Fenômeno] não entrou no time. Ele já está em fim de carreira, claro, mas foi um jogador fantástico e seria incrível se a África do Sul pudesse dar a ele uma grande despedida”.

Raubenheimer também comentou alguns outros nomes chamados e esquecidos por Dunga. “Fiquei surpreso de não ver Alex Pato na lista, acho ele um jogador muito bom e teria pensado nele antes do Grafite. E não estou muito convencido sobre Gomes, me parece que ele comete muitos erros para um goleiro de alto nível, mas imagino que ele seja realmente só uma terceira opção. Em resumo, é uma boa equipe, certamente capaz de ganhar o torneio”.