Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 18 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Terras Indígenas: Votação da proposta sobre mineração fica para maio

Os deputados também questionam o parecer na parte que trata dos contratos sobre exploração, que pelo parecer do relator seriam todos revogados

Agência Brasil

14 de Abril de 2010 - 07:53

A votação do projeto de lei do Senado sobre a exploração de recursos minerais em terras indígenas, na comissão especial da Câmara, foi adiada para o dia 11 de maio.

O relator da proposta, deputado Eduardo Valverde (PT-RO), pediu mais tempo para analisar as propostas dos deputados da comissão, que visam a alterar o seu parecer e apresentar uma nova versão caso acolha algumas das sugestões dos parlamentares.

Durante a reunião da comissão, o presidente do colegiado, deputado Edio Lopes (PMDB-RR), enumerou vários pontos de discórdia em relação ao texto do relator, entre eles o que define que a consulta aos povos indígenas seja deliberativa, possibilitando que a comunidade possa impedir a instalação de um determinado empreendimento na área.

Valverde disse que a Constituição é clara e estabelece que a palavra dos índios sobre suas próprias terras deve ser final. Mesmo assim, ele se dispôs a discutir a questão.

Os deputados também questionam o parecer na parte que trata dos contratos sobre exploração, que pelo parecer do relator seriam todos revogados.

Nova reunião do relator com os integrantes da comissão e com representantes dos ministérios de Minas e Energia e da Justiça ficou acertada para o dia 4 de maio. O objetivo é chegar a um entendimento sobre os pontos polêmicos da proposta.