Sidrolandia
TRE vai gastar R$ 440 mil na eleição em Dourados
Cartórios Eleitorais já se movimentam para preparam as eleições em Dourados
Dourados Agora
23 de Junho de 2010 - 00:00
Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostram que a cidade de Dourados vai gastar R$ 433.580,16 nas eleições. São 156 mil eleitores, divididos entre a 18ª e 43ª zonas eleitorais.
De acordo com o TRE o montante está relacionado a gastos com alimentação, combustível, compra de material de consumo, equipamentos permanentes, além de água, energia entre outros que crescem, no período eleitoral.
No total, Dourados terá 76 locais de votação. O chefe de cartório da 18ª Zona Eleitoral, Conrado Rezende explica que das últimas eleições em 2008 até agora houve um aumento de 3,5% no número de eleitores em Dourados. São pessoas que mudam para a cidade, novos alistamentos e jovens que entram na idade de 16 anos para votar. Ele explica que o momento é de preparação. Segundo ele, uma parceria com o Sesi vai garantir treinamento aos eleitores. Tratase da Ação Global realizada anualmente em várias cidades do Brasil. Em Dourados a expectativa é de atender 20 mil pessoas com vários serviços gratuítos. O evento acontece no próximo sábado, das 8h às 16h no Jorjão. Duas urnas estarão à disposição.
Na 43ª Zona os trabalhos estão concentrados no atendimento dos eleitores que precisam retirar a 2º via do título eleitoral. De acordo com a chefe de cartório, Milca Pereira, o prazo para requerer o documento termina em 23 de setembro; 10 dias antes das eleições previstas para 3 de outubro no 1º turno e 30 deste mesmo mês para o 2º turno.
De acordo com o calendário do TRE, no próximo dia 30, termina o prazo para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos. A partir de 1º de julho não será veiculada a propaganda partidária gratuita prevista na Lei nº 9.096/95, nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/97, art. 36, § 2º). No dia 6 de julho começam as campanhas eleitorais nas ruas como distribuição de panfletos e autofalantes. No dia 17 de agosto começam as propagandas eleitorais no rádio, tv e internet.
FICHA LIMPA
Os TREs também vão divulgar os antecedentes criminais e cíveis de todos os candidatos inscritos para as eleições 2010. As informações estarão disponíveis no site do TRE no final do mês de julho. Candidatos que já tenham condenação por um colegiado não poderão concorrer nas eleições.
Outra novidade é que todos os partidos terão até o dia 5 de julho para encaminhar as certidões sobre a vida pregressa de cada candidato. "Todas estas informações estarão à disposição do eleitor para que ele, numa simples consulta, conheça os candidatos. Além desta, outras mudanças foram anunciadas para as eleições. Dentre estas está a fiscalização dos gastos nas campanhas. Para facilitar este processo, as doações para campanha poderão ser feitas pela internet, em conta específica. Além disso, os candidatos e comitês financeiros terão que obter registro junto à Justiça Eleitoral e ter um número de CNPJ. As doações poderão ser feitas via cartão de crédito ou débito e ficará a cargo do candidato a contratação da operadora do cartão, para conseguir receber as doações.
Os candidatos não poderão ter propagandas em sites comerciais, mas estão liberados a fazer propaganda em sites de relacionamento, tais como blogs e orkut. Em MS também se discute a possibilidade das urnas chegarem, neste ano, aos presos provisórios, aqueles que ainda não foram condenados definitivamente. Outra novidade é que este ano os eleitores que estiverem ausentes de seu domicílio eleitoral de origem poderão solicitar a transferência provisória do título para qualquer capital em que esteja no dia da eleição e, assim, votar somente para Presidente da República.