Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Tremor de 6,4 graus deixa 1 morto na região mexicana de Oaxaca

No entanto, o sistema, que existe há oito anos, conseguiu emitir o alerta pelas emissoras de rádio da região, às quais também está conectado.

Terra

30 de Junho de 2010 - 16:35

O terremoto de 6,4 graus na escala Richter ocorrido nesta madrugada no estado mexicano de Oaxaca deixou uma pessoa morta e causou danos materiais em cinco cidades da área, informou o diretor de Defesa Civil local, Carlos Alberto Ramos.

A vítima foi identificada como Armando Lugo Hernández, de 49 anos, que morreu esmagado por uma viga que desabou de sua casa, localizada na cidade de San Andrés Huaxpaltepec, cerca de 20 quilômetros ao oeste de Pinotepa Nacional, lugar do epicentro do tremor.

Segundo Ramos, houve danos menores nas cidades de Pinotepa Nacional, Santa María Huazolotitlán, Huaxpaltepec, Jamiltepec e Pinotepa de Don Luis, todos no litoral de Oaxaca, aonde foram enviados agentes da Defesa Civil para vistoriar as estruturas.

O diretor do órgão assinalou que o Governo de Oaxaca solicitará uma revisão do sistema de Alarme Sísmico, uma série de alto-falantes instalados nas principais cidades, pois no momento do tremor não se ouviu o alarme que "deve soar quando se produz um tremor de mais de 5 graus na escala Richter".

Nesse sentido, detalhou que as autoridades exigirão ao Centro de Instrumentação e Registro Sísmico, o organismo que desenvolveu a tecnologia do sistema, e à empresa Almacenes Castor, encarregada dos alto-falantes, que elaborem um relatório explicando o ocorrido.

No entanto, o sistema, que existe há oito anos, conseguiu emitir o alerta pelas emissoras de rádio da região, às quais também está conectado.

O terremoto, que ocorreu às 2h22 local (4h22 de Brasília), causou fendas em alguns edifícios da Cidade do México, mas não deixou vítimas "nem danos materiais consideráveis", indicou em comunicado a Prefeitura da capital.

A Secretaria de Defesa Civil da cidade reportou quatro réplicas do tremor, todas menores que 4 graus na escala Richter, acrescenta a nota.