Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 11 de Outubro de 2024

Sidrolandia

UFGD é a primeira do país a sediar Mestrado Profissional da Fiocruz

Graziele Moura

26 de Outubro de 2010 - 15:24

É isso mesmo. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) será a primeira universidade brasileira a sediar um Mestrado Profissional da FIOCRUZ com participação internacional, e também a única universidade das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil onde a FIOCRUZ oferece curso voltado para profissionais que trabalham em cidades próximas a fronteiras nacionais.


Será com a primeira turma do Mestrado Profissional de Vigilância em Saúde nas Fronteiras do Brasil que iniciaram as aulas em Dourados, com o objetivo de oferecer aos gestores e profissionais da saúde uma formação para que desempenhem atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no combate a epidemias de doenças nas fronteiras do Brasil com o Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia.


As aulas têm financiamento da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. Neste projeto, a UFGD é parceira da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ligada à Fundação Osvaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).  
Amanhã, dia 27 de outubro, haverá a solenidade de lançamento do curso com a presença de membros do Ministério da Saúde, da ENSP/FIOCRUZ, da UFGD e da Secretaria Municipal de Saúde. O evento acontece às 18h30, no cine-auditório da universidade (Unidade 1) e será aberto à comunidade.


Compromisso com a capacitação
Um dos compromissos da UFGD com o desenvolvimento regional passa pela contribuição na melhoria do atendimento em saúde da Grande Dourados e do Mato Grosso do Sul.
Pensando nisso, o Hospital Universitário (HU/UFGD) e a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFGD) buscaram esta parceria com a FIOCRUZ, para oferecer um curso de mestrado aos profissionais que já atuam na área de vigilância em saúde.
Na opinião do pesquisador e professor Julio Croda, da FCS, a realização do mestrado da FIOCRUZ em Dourados representa uma inserção importante da UFGD no cenário nacional no que diz respeito à formação qualificada em nível de pós-graduação na área de Saúde.


"Atualmente, a Faculdade de Ciências da Saúde já conta com um mestrado acadêmico na área de Ciências da Saúde. E com o mestrado profissional da FIOCRUZ, em Vigilância em Saúde nas Fronteiras, estaremos ofertando para o ano de 2011, 40 vagas em nível de mestrado. Com a futura instalação da FIOCRUZ no estado do Mato Grosso do Sul, estamos procurando estabelecer parcerias para o desenvolvimento da pesquisa em na área de saúde na região da Grande Dourados. O objetivo maior é que nos próximos 3 anos, possamos ofertar o primeiro curso de Doutorado na área de Saúde da região", declara o professor Julio Croda.


Saúde nas fronteiras
As vagas do mestrado da FIOCRUZ são destinadas a profissionais que já têm graduação e que atuam na área de vigilância em saúde na Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul e nas regionais de saúde, nas Secretarias Municipais de Saúde, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Hospital Universitário da UFGD e no Ministério de Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai.

Espera-se que, ao final do curso, essa turma de mestres venha a elaborar propostas consistentes e que contribuam para a construção de um sólido sistema de vigilância em saúde nos estados e municípios localizados nas faixas de fronteira do Brasil, além de possibilitar intenso intercâmbio científico e cultural entre as Instituições de saúde dessas quatro nações irmãs.

Evento
As aulas da primeira turma do Mestrado Profissional de Vigilância em Saúde serão abertas com uma conferência sobre Tuberculose na População Indígena e História Natural da Tuberculose na Cidade de Dourados/MS.
A conferência será proferida pelo pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) Paulo Basta e pelo professor da UFGD, Julio Croda.