Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Ultrapassagem polêmica de Schumacher causará mudança na regra

Após o incidente, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reconheceu uma falha nas normas

Gazeta Esportiva

20 de Maio de 2010 - 10:29

A polêmica ultrapassagem do alemão Michael Schumacher, da Mercedes, sobre o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, no Grande Prêmio de Mônaco provocará uma mudança no regulamento da Fórmula 1. Após o incidente, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reconheceu uma falha nas normas.

"Os problemas identificados durante a volta final do Grande Prêmio de Mônaco mostram uma falta de clareza na aplicação da regra que proíbe a ultrapassagem com o safety car", afirmou a entidade através de um comunicado emitido na manhã desta quinta-feira.

Se o safety car está na pista na última volta de uma prova, a regra determina que o veículo entre nos boxes antes da linha de chegada e não haja novas ultrapassagens. Em Mônaco, Schumacher e a Mercedes pensaram que a prova já estava normalizada e o alemão passou Alonso, mas em seguida foi punido em 20 segundos.

"Ajustes no regulamento são necessários para esclarecer o procedimento que os carros devem seguir quando a última volta é controlada pelo safety car, garantido que a sinalização para as equipes e pilotos seja feita mais claramente. Esses ajustes ajudarão a evitar que o problema ocorrido em Mônaco se repita no futuro", diz a nota da FIA.

O comunicado emitido pela instituição nesta quinta-feira ainda informa que a mudança no regulamento da Fórmula 1 será estudada no dia 23 de junho, na cidade suíça de Genebra, durante o próximo encontro do Conselho Mundial de Esporte a Motor.