Sidrolandia
Um quarto dos eleitores de Serra é lulista
A desinformação de parte da população brasileira, principalmente entre as camadas mais pobres e na região Nordeste, está gerando uma espécie de eleitor "duas caras" que deixa dúvidas em relação às pesquisas.
Redação de notícias
25 de Maio de 2010 - 08:10
Quase um quarto dos eleitores de José Serra (PSDB) manifestaram comportamento dúbio na última pesquisa Datafolha: afirmaram que votarão com certeza no candidato apoiado por Lula. Destes, há os que dizem ignorar quem o presidente apoia, mas existem também os que acreditam que Lula apoia Serra. Quase um décimo dos eleitores do tucano pensa assim. Conforme o Datafolha, apenas menos da metade dos que preferem votar em Serra garantem que não votariam em um candidato apoiado por Lula. Outros 26% dizem que talvez o façam, e 23% anunciam que seguirão com certeza a opção de voto do presidente.
"Os eleitores com duas caras são cerca de 11,5 milhões. Até a eleição, terão de se posicionar de maneira coerente: ou abandonarão o barco lulista ou votarão na pessoa efetivamente apoiada pelo presidente, conforme sua intenção declarada", diz o site do Estadão comentando a pesquisa. A maioria do eleitorado de Dilma é mais coerente: 76% afirmam que votarão no candidato de Lula e 17% que talvez. Mas entre os dilmistas também há incoerência: 5% disseram que não votariam em candidato apoiado pelo presidente. "Essa desinformação se distribui de forma desigual no eleitorado. É maior entre as mulheres, entre os mais pobres e entre os moradores do Nordeste. Na região, 59% dos eleitores dizem que pretendem votar no candidato de Lula, mas 41% ignoram que Dilma ocupa esse papel",