Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 27 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Uma hora após consumo de álcool, risco de derrame é dobrado

Constatação é de uma pesquisa feita nos Estados Unidos

Boa Saude

30 de Julho de 2010 - 09:21

Segundo um estudo publicado na última edição da revista Stroke, até uma hora após o consumo de bebida alcoólica, - mesmo que em pequenas quantidades - os riscos de sofrer um derrame são dobrados. O pesquisador Murray Mittleman, da universidade americana de Harvard, explica: “O impacto do álcool sobre seu risco de derrame isquêmico parece depender de quanto e com que frequência você bebe”. 

Ao entrevistar 390 vítimas de um derrame isquêmico três dias após o evento, os especialistas descobriram que o consumo de álcool pode ter um impacto imediato sobre o risco de sofrer um derrame. Entre os participantes, 14 haviam bebido em pequenas quantidades menos de uma hora antes de sofrerem o evento.  

Os resultados apontaram que, quando se consome bebidas alcoólicas - seja vinho, cerveja ou licor -, os riscos de sofrer um derrame são 2,3 vezes maiores na primeira hora, 1,6 vezes maiores na segunda hora e 30% menores após 24 horas, comparadas às vezes em que não se bebe.

Conforme Mittleman , “as evidências sobre a bebida excessiva é consistente: tanto em longo quanto em curto prazo, ele aumenta os riscos de derrame”. Mas ele faz uma ressalva: “Estamos descobrindo que isso é mais complicado com o consumo leve e moderado. É possível que o aumento temporário no risco de derrame com o consumo moderado de álcool pode ser compensado pelos benefícios em longo prazo para a saúde”.