Sidrolandia
ZPE: Governo não terá parceria da prefeitura de Corumbá, diz Ruiter
to diz que ações prioritárias para implantação da ZPE, pelo seu entendimento, são de responsabilidade do Governo do Estado
Redação de noticia
02 de Junho de 2010 - 11:23
Em resposta a ofício da Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara de Vereadores de Corumbá, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) informou que o município não participará da implantação da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) quanto a compra da nova área e obras de infraestrutura necessárias para instalação da unidade.
Conforme anunciou na audiência pública realizada na última sexta-feira, no plenário do legislativo corumbaense, o governador André Puccinelli (PMDB) garantiu a aquisição da área e contratação de empresa de consultoria para formatar a ZPE, mas solicitou que a prefeitura fosse consultada se participaria do projeto. A reposta do prefeito foi comunicada nesta terça-feira ao governador.
Em documento enviado ao presidente da comissão, vereador Marcos de Souza Martins (PT), o prefeito de Corumbá argumentou que as ações prioritárias para implantação da ZPE, pelo seu entendimento, são de responsabilidade do Governo do Estado. Mas colocou-se à disposição para a interlocução junto ao Governo Federal para retomar o projeto o mais rápido possível.
Engajamento
Diante da posição do município, a comissão, formada ainda pelos vereadores Dirceu Miguéis (PMDB), Antônio Rufo Vinagre (PR) e Evander Vendramini (PP), comunicou o fato ao Governo do Estado e dará andamento ao trabalho de mediação no campo político visando consolidar o processo de implantação da ZPE de Corumbá. A realização da audiência pública foi uma iniciativa do Legislativo.
Em atendimento às diretrizes tiradas da audiência pública, a comissão solicitou a manifestação do município quanto ao seu interesse, ou mesmo condições, de efetivar a parceria com o Estado. O presidente da comissão leu a resposta do prefeito, durante a sessão ordinária de ontem à noite, e disse que a Câmara cumpre seu papel e está engajada na retomada do projeto da ZPE.