Concursos
‘Enem dos concursos’: governo unifica prova para mais de 6,5 mil vagas
Ao todo serão 20 órgãos públicos que farão prova simultânea no país; edital sai dia 20 de dezembro.
Campo Grande News
29 de Setembro de 2023 - 15:02
O governo federal definiu novas regras para seleção de servidores públicos, conforme o decreto publicano nesta sexta-feira (29), no DOU (Diário Oficial da União). Já estão chamando a prova unificada de ‘Enem dos concursos’. O edital detalhado com as regras será publicano do dia 20 de dezembro.
O que já foi antecipado é que serão 6.590 vagas para 20 órgãos distintos, que já foram autorizadas pela atual gestão. A prova será aplicada de forma simultânea em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
O Concurso Público Nacional Unificado irá possibilitar o candidato a pagar uma única taxa de inscrição e concorrer ao cargo em uma determinada função para as diferentes vagas da administração pública federal direta, autarquias e fundações.
O objetivo, segundo o decreto, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos, por meio da padronização de procedimentos na aplicação das provas. A iniciativa também visa aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, “de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.”
Veja abaixo o número de vagas e órgãos que já estão autorizados a realizar a prova.
Funai: 502
Incra: 742
Ministério da Agricultura: 520
Ministério da Gestão e cargos transversais (ou seja, para outros órgãos): 1.480
Ministério da Saúde: 220
Ministério do Trabalho e Emprego: 900
Antaq: 30
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Extrerior: 50
Previc: 40
Aneel: 40
Agência Nacional da Saúde (ANS): 35
IBGE: 895
MJSP: 100
Ministério da Ciência e da Tecnologia: 296
MINC: 50
AGU: 400
Ministério da Educação: 70
Ministério dos Direitos Humanos: 40
MPI: 30