Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Economia

Classe C é a "galinha dos ovos de ouro" no Estado

Pesquisa mostra que em 2011, 2,7 milhões de brasileiros mudaram das classes D e E para a C e hoje são 103 milhões de pessoas nesta faixa de consumo no Brasil

Correio do Estado

23 de Março de 2012 - 10:00

No ano passado, 2,7 milhões de brasileiros mudaram seu perfil de renda, deixando as classes D e E para fazer parte da classe C. Além disso, 230 mil pessoas saíram da classe C e entraram para as classes mais ricas (A e B).

Hoje são 103,054 milhões de brasileiros nessa faixa. Esse número representa 54% da população do País, um crescimento de 20 pontos percentuais em relação a 2005, ano do primeiro levantamento, quando eram 34%. A chamada nova classe média brasileira já é considerada a “galinha dos ovos de ouro” em Mato grosso do Sul e é apontada como ponto de sustentação da economia regional.

De acordo com o assessor econômico da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/MS), Thales de Souza Campos, a classe C é fundamental para o crescimento do Estado. “É um segmento essencial para a economia hoje, porque possui facilidade de crédito, e compra hoje sem problemas, mesmo que seja parcelado”, comentou.