Economia
Veja as ações mais recomendadas por bancos e corretoras para dezembro
Vale novamente tem a ação mais recomendada por bancos e corretoras para investir no mês, seguida pelos papéis de Itaú, Eletrobras, e Assaí.
CNN Brasil
03 de Dezembro de 2022 - 08:10
O CNN Brasil Business compilou indicações de nove corretoras e bancos para a composição da carteira de ações recomendadas para dezembro. Participaram do levantamento Órama, XP, Ativa, Warren, Genial, Terra Investimentos, Banco do Brasil, BTG Pactual e Santander.
A Vale (VALE3) e o Itaú Unibanco (ITUB4) seguiram sendo as ações mais recomendada em dezembro, com sete e seis sugestões respectivamente. Em seguida estão Eletrobras (ELET3), com cinco recomendações e Assaí (ASAI3), com quatro indicações.
No radar em dezembro
Para este mês, as corretoras estão mais cautelosas por dois principais motivos: a proposta agressiva de expansão fiscal do novo governo e as incertezas em torno do novo ministro da Fazenda.
“Reconhecemos que um resultado positivo nas negociações da emenda constitucional que abrirá espaço orçamentário poderá impulsionar os preços das ações. No entanto, se algo próximo ao que foi proposto pelo novo governo for aprovado, a queda das ações continuará, principalmente se o novo ministro da Fazenda não for agradável ao mercado”, pontua o BTG Pactual.
Já a Genial Investimentos destaca que, em novembro, a temporada de balanços foi abaixo das expectativas, com as empresas sentindo os efeitos da política monetária restritiva, os dados da inflação se mostrando mais positivos, e o nível de atividade econômica arrefecendo.
Tendo este cenário em vista, muitas corretoras e bancos optaram por reduzir exposições ao mercado doméstico e buscar oportunidades em composições mais diversificadas entre empresas exportadoras, dentro de setores mais perenes e com menor alavancagem.
“Em nossa opinião, como o mercado exterior está marginalmente mais positivo, acreditamos que uma simples definição sobre a PEC da transição e da equipe econômica poderia contribuir para uma melhora dos preços dos ativos, mesmo que o mercado não tenha uma avaliação final positiva para nenhum dos dois temas”, diz a Genial Investimentos.
Leia Mais
Destaques para o mês
O que os analistas comentaram sobre os papéis mais indicados para dezembro:
Vale
Ticker: VALE3
Comentário: Terra Investimentos
A Terra destaca, em sua recomendação, que o minério de ferro na China deve manter o cenário volátil, enquanto o governo do gigante asiático continua analisando políticas de estímulos que tendem a aumentar a demanda pelo produto.
Ainda assim, a expectativa para retomada para níveis históricos da demanda do aço. Para a consultoria, o fator de risco continua associado as restrições do combate à Covid e sinais de interferência em Taiwan.
“A empresa continua apresentando resultados operacionais fortes, apesar das últimas revisões de produção. Outro fator de longo prazo, é a guerra entre Rússia e Ucrânia, que no longo prazo deve gerar maior demanda por metais para reposição de armamento bélico”, diz o relatório.
O minério de ferro é uma commodity que foi muito usada na reconstruções de países afetados por guerras no passado. Preço alvo estipulado (12 meses): R$ 96,00.
Itaú Unibanco
Ticker: ITUB4
Comentário: BTG Pactual
O BTG destaca que o Itaú superou seus pares privados nos resultados do terceiro trimestre e prevê que a empresa continue assim nos próximos trimestres, reforçando que ele realmente merece o selo “premium” no setor financeiro.
“O Itaú parece estar superando seus pares privados praticamente em todos os lugares que você olha. Tem administrado melhor sua carteira de crédito e ALM, crescendo as taxas e seguros em ritmo mais acelerado – plataformas abertas, novas equipes/modelo de parceria – e mostrando que o CEO Milton Maluhy, tem o controle total da empresa”.
Assim, o Itaú continua sendo a principal escolha entre os bancos do Brasil, segundo o BTG. E, depois de cair 15% no mês passado e ser negociado a 7,0x P/L 23, a instituição acredita que o valuation “parece atraente”.
Assaí
Ticker: ASAI3
Comentário: Santander
O Assaí é o segundo maior varejista de alimentos do Brasil e o único atacarejo listado no Brasil. A empresa possui mais de 190 lojas e está presente em 23 estados do país, com forte histórico de abertura de lojas nos últimos 5 anos. Atualmente, o Assaí possui 10 centros de distribuição e 11 escritórios regionais para atender todas as lojas.
Como direcionadores, o banco destaca os resultados positivos ao longo de 2022/2023; a exposição a um segmento de mercado que deve se beneficiar do cenário macroeconômico desafiador; e o sucesso no plano de expansão da empresa.
Como riscos estão a execução da estratégia de abertura de lojas; os resultados piores do que o esperado na conversão de lojas Extra Hiper; e o risco de governança de ações corporativas conduzidas pelo Casino.