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Educação

Temas de atualidades que podem cair na prova este ano

Confira os principais temas que podem estar na prova e na redação do Enem 2024, segundo professores.

CNN Brasil

12 de Setembro de 2024 - 15:27

Temas de atualidades que podem cair na prova este ano
Cadernos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Foto: Angelo Miguel/MEC

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e, para estar preparado, o candidato deve levar em conta temas da atualidade que poderão estar presentes nas questões e, principalmente, na redação.

A CNN conversou com especialistas que comentaram os principais assuntos para estudar, além das apostas nos temas da redação desta edição. Os desafios para combater o bullying e o impacto das mudanças climáticas são algumas das temáticas apontadas.

Quais os cinco temas de atualidades que poderão estar na prova do Enem? 

1. Os 200 anos da outorga da Constituição de 1824

De acordo com Jota Ferreira, professor de História do Poliedro Curso, o tema deve aparecer em todos os processos seletivos deste ano, “dada a importância da organização do Estado brasileiro a partir da primeira Constituição que foi colocada em prática no país em 1824”.

 “Nesse sentido, vamos pensar em questões que podem comparar a Constituição de 1824 com a nossa Constituição atual, reconhecendo a importância dos direitos políticos para o exercício da cidadania plena”, diz o professor.

 Como se dar bem no tema:

  • Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
  • Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
  • Estabelecer relações passado–presente, procurando compreender permanências e rupturas na construção do Estado Nacional brasileiro.

 2. Impactos ambientais desde a Revolução Industrial

Outro tema apontado pelo docente é a Revolução Industrial do século 18, e como esse período “abriu o caminho para o maior impacto ambiental já produzido pelo ser humano na Terra.”

“Os estudantes devem questionar o mito do progresso científico como algo somente positivo, a partir da noção da valorização do uso de novas tecnologias e adoção de padrões de consumo elevados.”

Ferreira ainda sugere que o candidato faça uma análise crítica da atuação humana na geração de fatores que caracterizam a era do antropoceno, como as questões ligadas ao desmatamento, às mudanças climáticas e à destruição da biodiversidade.

Como se dar bem no tema:

  • Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
  • Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e/ou geográficos.
  • Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
  • Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
  • Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

3. A luta pela democracia através das Diretas Já!

O terceiro tema que pode estar no Enem é o movimento das Diretas Já! ao final da Ditadura Militar (1964-1985).

“O estudo de lutas sociais como as Diretas Já! serve como um alerta para a valorização das práticas democráticas na construção da cidadania, em um momento contemporâneo brasileiro que se abriu para possibilidades de fraturas ou mesmo de rupturas do jogo democrático”, aponta o professor.

Como se dar bem no tema:

  • Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
  • Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
  • Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
  • Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

4. Construção de memórias coletivas sobre Getúlio Vargas

Nos 70 anos da trágica morte de Getúlio Vargas, vale o candidato refletir sobre as diferentes memórias construídas sobre o presidente que mais governou a República brasileira.

A reflexão, segundo Ferreira, pode passar sobre a construção do mito “pai dos pobres”, a partir da implementação da legislação trabalhista ao longo da Era Vargas e da ação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) durante a Ditadura.

Já no contexto de sua morte, o professor recomenda que o candidato tenha o olhar atento sobre as diversas pressões que levaram à construção de uma memória negativa e motivaram seu suicídio em agosto de 1954.

“Nesse mesmo contexto e na mesma linha de pensamento, também é importante pensar que grandes temas da Era Vargas [como o desenvolvimentismo industrial, os usos do nacionalismo e a intervenção ou não do Estado na economia] continuam a ser temas importantes para o Brasil contemporâneo.”

Como se dar bem no tema:

  • Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
  • Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

5. As heranças da escravidão na constituição da realidade contemporânea brasileira

O quinto tema apontado pelo professor é relacionado às consequências da escravidão no Brasil contemporâneo. Uma possibilidade que pode ser abordada nesse quesito é a quantidade de pessoas resgatadas de situações de trabalho análogo à escravidão.

Como se dar bem no tema:

  • Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
  • Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
  • Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
  • Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.

E quais as apostas de temas da redação?

Como todos os anos, o aluno precisará identificar o problema social, analisar suas causas e/ou consequências, para, ao final, propor uma ou duas intervenções para resolvê-lo no Brasil. É preciso fazer um texto que aborde de forma completa o tema, por meio da introdução, desenvolvimento e conclusão.

Gabrielle Cavalin, coordenadora geral de redação do Poliedro Colégio e Curso, indica cinco temas possíveis da redação.

  • Desafios para combater a prática de bullying no ambiente escolar 

A prática do bullying se mostra cada vez mais presente nas instituições de ensino do Brasil e do mundo, com casos como o do adolescente de 13 anos, Carlos Teixeira, que morreu após ser vítima de agressões no ambiente escolar, motivado, segundo a família, por bullying.

  • A busca desenfreada por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas no Brasil 

As redes sociais têm ganhado cada vez mais espaço no nosso dia a dia, de forma que elas vêm impondo demandas e padrões a serem seguidos. Dentre esses, estão os padrões de beleza. A busca por um padrão inalcançável tem feito com que a sociedade se submeta a diversas cirurgias plásticas e a procedimentos estéticos, muitas vezes, inseguros.

  • O impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos da sociedade brasileira 

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 não são um episódio isolado dos efeitos das mudanças climáticas, destaca Gabrielle. “Fortes chuvas já atingiram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e tantos outros estados e, segundo as previsões, vão ser cada vez mais frequentes no nosso dia a dia.”

Além disso, as intensas secas e as queimadas – provocadas por ações humanas e, também, pelo excesso de calor – é outra temática que há chances de ser abordada no Enem.