Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Emprego e Renda

Após 20 anos de atividade, Tip Top fecha unidade elimina 230 empregos

Não se viabilizou a ideia da Prefeitura de alugar o antigo prédio da Tip Top para abrigar micro indústrias dedicadas à produção de vestuários.

Redação/Região News

02 de Janeiro de 2023 - 09:18

Após 20 anos de atividade, Tip Top fecha unidade elimina 230 empregos
Costureiras em produção na unidade da Tip Top de Sidrolândia. Foto: Marco Tomé/RN.

Com o fechamento da unidade da Tip Top, anunciado em julho e consumado na última quinta-feira (29) com a dispensa de um dos últimos funcionários ainda em atividade, o vigilante Nei Souza. Além de fechar 230 postos de trabalho com carteira assinada, enterra o projeto do início dos anos 2000, de transformar a cidade num polo industrial do vestuário. Juntas as duas grandes empresas que aqui se instalaram (a outra era a Via Blumenau fechada em 2016), chegaram a ter mais de mil funcionários.

Ainda neste mês deve começar a funcionar em Quebra Coco uma unidade da produção da Carolina Paiva Lingerie, de Dois Irmãos do Buriti. A prefeitura reformou e adaptou o prédio da antiga escola municipal para abrigar a unidade que deve ter 60 funcionários, recrutados no próprio distrito.

Não se viabilizou a ideia da Prefeitura de alugar o antigo prédio da Tip Top para abrigar micro indústrias dedicadas à produção de vestuários. A Tip Top, que chegou a ter 550 funcionários, desde junho vinha demitindo pessoal.

A empresa, que anunciou em julho o encerramento das atividades no final do ano, alegou dificuldades para recrutar mão de obra na cidade. Em parceria com a Prefeitura 40 costureiras foram treinadas, mas poucas tiveram interesse no emprego. A Tip Top planeja reativar a fábrica de Campo Grande.

Resultado do Caged

As últimas demissões da Tip Top, trouxeram reflexos no resultado da oferta de empregos em Sidrolândia de novembro, conforme o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O penúltimo mês de 2022 fechou com saldo negativo de 19 empregos. Foram computadas 383 dispensas e 364 contratações. No segmento industrial, foram fechadas 20 vagas (97 contratações e 117 demissões).

Um cenário diferente do que aconteceu em novembro de 2021, quando foram abertas 98 vagas, 28 na indústria. No acumulado dos primeiros 11 meses de 2022, foram abertos 389 empregos de carteira assinada, com destaque para o comércio (178 vagas) e o setor de serviço (126).