Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Novembro de 2024

Esporte

Brasil chega à Copa como 3º do ranking da Fifa, Espanha lidera

Além de Brasil e Argentina, a Suíça foi outra seleção que apresentou evolução na parte de cima do ranking

Uol

05 de Junho de 2014 - 09:29

A seleção brasileira vai disputar a Copa do Mundo como terceira colocada no ranking mundial da Fifa. O Brasil ganhou uma posição em relação ao último resultado na atualização divulgada pela entidade nesta quinta-feira. A Espanha continua como líder, seguida pela Alemanha.

O Brasil ultrapassou Portugal no mês de junho mesmo sem ter feito nenhum amistoso em maio. A seleção portuguesa empatou em 0 a 0 com a Grécia no último dia do mês, em amistoso de preparação para a Copa do Mundo.

A Argentina também subiu no ranking e partiu da sétima para a quinta colocação. A maior queda entre os dez primeiros colocados foi da Colômbia, que empatou um amistoso contra Senegal e despencou da quinta para a oitava posição.

Além de Brasil e Argentina, a Suíça foi outra seleção que apresentou evolução na parte de cima do ranking. Os suíços deixaram a oitava para chegar à sexta colocação. A Grécia deixou o top 10, que agora ganhou a presença da Inglaterra, décima colocada. Escalada

Há um ano, antes da Copa das Confederações, a seleção brasileira amargou a pior posição de sua história no ranking da Fifa. O time de Felipão foi o 22° colocado na atualização de junho de 2013. Com o título da competição, após a vitória sobre a Espanha na final por 3 a 0, e os recentes bons resultados em amistosos, o Brasil conseguiu ganhar 19 posições até a Copa do Mundo.

Após a eliminação nas quartas de final do último Mundial, em 2010, a seleção brasileira ocupou exatamente a terceira colocação no ranking, no qual começou uma curva para baixo a partir da chegada de Mano Menezes ao comando do time, em agosto daquele ano.

Jogou contra a seleção o fato de o Brasil, com país-sede da Copa de 2014, não ter disputado as partidas das eliminatórias, como aconteceu com as demais seleções. O time brasileiro passou três anos disputando praticamente apenas amistosos.

A única competição oficial antes da Copa das Confederações foi a Copa América de 2011, com eliminação nas quartas de final. (UOL)