Esporte
Brasil tem maior chance de vencer a Copa, diz estudos
Além disso, o site prevê quais as chances que cada equipe tem para avançar nas fases seguintes.
FOLHAPRESS
12 de Junho de 2014 - 16:50
Estatísticos da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e da USP de São Carlos (232 km de São Paulo) apontam que a seleção brasileira tem maior chance de se consagrar campeã da Copa do Mundo.
Baseados em informações contidas em 18 sites de apostas, pesquisadores das duas universidades criaram o site "Previsão Esportiva", que consegue extrair as probabilidades de resultados para os jogos da primeira fase do Mundial.
Além disso, o site prevê quais as chances que cada equipe tem para avançar nas fases seguintes. "Previsões são quantificações. Servem para medir toda a incerteza que temos sobre o futuro", afirmou o professor Luís Ernesto Bueno Salasar, do departamento de estatística da UFSCar e um dos coordenadores do grupo.
De acordo com os números, o Brasil tem 30,3% de chances de se tornar campeão -o maior índice em relação aos demais países que disputam a Copa. As estatísticas apontam ainda que a probabilidade de a seleção brasileira chegar à final é de 43,18%.
E a final, ainda conforme os números, poderá ser disputada contra a Argentina, que tem 25,32% de chances de levar a taça. "É complicado confirmar que o Brasil vai ser campeão, até porque, por outro lado, existe 70% de probabilidade de que não seja", afirmou Salasar.
O grupo acertou as previsões feitas na última Copa, em 2010, quando a Espanha venceu a final contra a Holanda. De acordo com Salasar, à medida em que ocorrerão os jogos as previsões serão alteradas.
A curiosidade da população sobre quem deve ganhar o Mundial já aumentou o número de acessos no site: passou de 1.700 na última terça-feira (10) para 3.300 no dia seguinte.