Esporte
Felipão anuncia a lista sem Kaká e Ronaldinho; Bernard é a surpresa
"O pau vai comer de qualquer jeito", diz treinador sobre ausência de medalhões. Time se apresenta no dia 27 e não vai prejudicar Libertadores
Globo Esporte.com
14 de Maio de 2013 - 15:33
Nem Ronaldinho Gaúcho, nem Kaká. O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta terça-feira a lista dos 23 jogadores convocados para defender a Seleção na Copa das Confederações e deixou os dois campeões mundiais de 2002 fora. A principal surpresa da relação é o meia-atacante Bernard, do Atlético-MG.
- Se não der certo, eu tenho que estar preparado para isso. Convoquei A, B ou C pois acredito que isso é o melhor para a seleção brasileira. Acredito que, mesmo que eu levasse o jogador que o jornal quer ou que a televisão quer, iria ter pressão. O pau vai comer de qualquer jeito - disse Felipão ao ser questionado sobre a ausência de Ronaldinho.
O camisa 10 tem brilhado pelo Atlético-MG, que está classificado para as quartas de final da Libertadores e ficou perto do título do Campeonato Mineiro após derrotar o Cruzeiro por 3 a 0 na primeira partida da final. Em abril, Ronaldinho foi capitão e titular da Seleção nos amistosos com Bolívia (4 a 0) e Chile (2 a 2).
Antes do empate com os chilenos, no Mineirão, o meia-atacante se apresentou com 25 minutos de atraso no hotel da delegação em Belo Horizonte, o que pode ter complicado sua situação com Felipão. Segundo a programação divulgada no site oficial da CBF, os jogadores deveriam chegar até as 19h (de Brasília), mas Ronaldinho entrou às 19h25m pela garagem.
Ramires também fica fora da lista
Outra ausência marcante é o volante Ramires, do Chelsea, que deu lugar a Luiz Gustavo, do Bayern. A postura do jogador antes do amistoso com a Rússia, em Londres (onde mora), pode ter pesado na decisão de Felipão.
Em março, o volante foi cortado da partida contra a Itália, em Genebra, e teria que se apresentar em Londres para ser avaliado antes do jogo com os russos. Mas Ramires chegou ao hotel inglês com a médica dos Blues, conversou com a comissão técnica e foi cortado. Por outro lado, Lucas, do PSG, também estava machucado e fez questão de ficar concentrado com o grupo durante o período.
Os jogadores da Seleção vão se apresentar no dia 27 de maio, no Rio de Janeiro. Nos dois primeiros dias de atividades, o grupo, que vai ficar hospedado no Hotel Sheraton, em São Conrado, vai realizar exames médicos de rotina. A partir daí, Felipão iniciará as atividades na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, também na Zona Sul.
Segundo Felipão, os clubes que estão disputando a Libertadores não serão prejudicados. Fluminense, com três representantes, e Atlético-MG, com dois, já têm partidas confirmadas no dia 29, pelas quartas. Corinthians e Grêmio também terão jogo na data se passarem de fase.
- Os clubes não precisam se preocupar. Estarão jogando no dia 29 - disse o técnico.
No dia 2 de junho, a Seleção vai encarar a Inglaterra, no Maracanã, na abertura oficial do estádio para os torcedores brasileiros. No dia seguinte, a delegação embarcará para Goiânia para realizar a segunda parte da preparação. No dia 9, o último amistoso antes da estreia nas Confederações. O time canarinho terá a França pela frente, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
O Brasil está no Grupo A do torneio ao lado de Japão, Itália e México. A estreia da Seleção de Felipão na Copa das Confederações será no dia 15 de junho, contra os japoneses, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Quatro dias depois, o rival será a equipe mexicana, em Fortaleza. No dia 22, o time nacional terá os italianos pela frente, na Fonte Nova, em Salvador.
- Nesse momento não somos um clube, não defendemos um estado, somos o Brasil. Convocamos de acordo com nossas convições com aquilo que entendemos ser o correto e o caminho certo para a nossa Seleção. Espero que a partir de agora, independentemente de quem torce para A ou B, nós possamos, nesse mês de junho, trabalhar juntos pelo Brasil e pela nossa Seleção - disse o treinador.
A lista:
Goleiros: Diego Cavalieri (Fluminense), Jefferson (Botafogo) e Julio César (QPR)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luis (Atlético de Madrid), Marcelo (Real Madrid) e Jean (Fluminense)
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique), Réver (Atlético-MG) e Thiago Silva (PSG)
Meias: Fernando (Grêmio), Hernanes (Lazio), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Oscar (Chelsea), Paulinho (Corinthians), Jadson (São Paulo) e Bernard (Atlético-MG).
Atacantes: Fred (Fluminense), Hulk (Zenit), Lucas (PSG), Neymar (Santos) e Leandro Damião (Internacional)