Esporte
Mano diz que oportunidade no Fla é "especial" e admite trauma na seleção
O Flamengo é o primeiro clube que Mano Menezes assume desde sua saída da seleção brasileira, em novembro de 2012.
Uol
17 de Junho de 2013 - 13:45
Principal aposta do Flamengo para se recuperar na temporada de 2013, Mano Menezes foi apresentado pela diretoria rubro-negra na manhã desta segunda-feira. Na sede da Gávea, o técnico admitiu que a saída precoce da seleção brasileira - no final do ano passado - foi um trauma em sua carreira. O treinador, porém, diz que já se recuperou da demissão e vê a chegada ao clube como algo 'especial' para o prosseguimento de sua trajetória profissional.
"Nos primeiros dias (após a demissão) doeu um pouco, mas tudo na vida passa. E como sou dotado de razoável inteligência, aprendi que as coisas boas fazemos durar mais tempo, e as ruins, menos. Já passou, cicatrizou. E o que vem acontecendo após a saída me deixa contente", disse Mano Menezes. O treinador ressalta que o Flamengo é uma chance de dar resposta aos que o demitiram.
"É importante, no momento seguinte, que o trabalho seja bom. E mostrar a capacidade que temos para fazer um grande trabalho. É uma oportunidade especial", completou o treinador. Sobre o trabalho no comando do Flamengo, o técnico deixou claro que pretende manter uma equipe titular como base e evitar os problemas que Jorginho enfrentou no cargo. Seu antecessor caiu sob críticas por fazer muitas alterações no time.
"Técnicos não gostam de mudar a equipe, com raras exceções. Meu objetivo é passar segurança aos jogadores que vamos dirigir. Quando temos um elenco jovem, que precisa provar capacidade, precisamos passar segurança a esses jogadores. Nesse momento o que se precisa é mexer o menos possível. E isso que farei no primeiro momento", prometeu Mano Menezes, que na seleção brasileira também sofreu críticas por convocar mais de 100 jogadores em pouco mais de dois anos.
O Flamengo é o primeiro clube que Mano Menezes assume desde sua saída da seleção brasileira, em novembro de 2012. O treinador não obteve sucesso no comando da equipe principal da CBF e foi substituído por Felipão, que hoje dirige o Brasil na Copa das Confederações.
O treinador acertou com o Flamengo na noite da última quinta-feira. Junto de Mano Menezes, chegarão à Gávea o auxiliar Sidnei Lobo e o preparador físico Eduardo Silva. A estreia da nova comissão técnica deve acontecer no dia 29 de junho, em possível amistoso contra o São Paulo.
Oficialmente, o primeiro jogo será em 6 de julho, data em que o Rubro-negro enfrenta o Coritiba, pela sexta rodada do Brasileiro. Mano Menezes substitui Jorginho no comando do Flamengo. O antecessor caiu após a derrota por 1 a 0 para o Náutico, no dia 5 de junho.
A dificuldade por definir uma equipe titular e os resultados abaixo do esperado dentro de campo motivaram a queda do ex-auxiliar de Dunga na seleção brasileira. Em 14 jogos, o ex-comandante conseguiu sete vitórias, quatro empates e três derrotas. Além da dupla, Dorival Junior também dirigiu o time em 2013.