Esporte
Neymar volta a brilhar, e Brasil goleia os Estados Unidos
Folha
31 de Maio de 2012 - 10:31
No mesmo palco de sua estreia pela seleção brasileira, os Estados Unidos um ano e meio atrás, Neymar, com um gol e duas assistências, voltou a brilhar e ajudou o Brasil a vencer os donos da casa por 4 a 1.
O Brasil volta a campo no próximo domingo, novamente em território americano, em Dallas, mas para enfrentar o México. A equipe de Mano Menezes encerra sua temporada de amistosos preparatórios para a Olimpíada no dia 9 de junho, quando jogará contra a Argentina em Nova Jersey, também nos Estados Unidos.
Mano surpreendeu ao escalar Neymar na vaga de Lucas, mantendo Hulk e Oscar.
Os anfitriões começaram a partida destemidos, talvez pelas cinco vitórias seguidas, entre elas um triunfo sobre a Itália e uma goleada sobre a Escócia. Com uma marcação adiantada, tentavam impedir a saída de bola da defesa brasileira.
Mas quem aproveitou a artimanha foi o Brasil. Oscar roubou a bola no meio de campo e acionou Leandro Damião. O centroavante do Inter chutou e a bola bateu no braço de Onyewu. O costarriquenho Jeffrey Calderon marcou a penalidade. Neymar cobrou e abriu o placar aos 11min.
O gol assustou os Estados Unidos, que acusaram o golpe e passaram a desperdiçar passes tolamente, facilitando ao Brasil o uso de sua melhor arma: os contra-ataques.
Damião perdeu grande chance depois de Oscar deixar o centroavante cara a cara com Howard. Mas o goleiro americano salvou.
Só que aos 23min, não houve jeito. Neymar cobrou escanteio na cabeça de Thiago Silva, que testou firme para ampliar.
O Brasil passou a administrar o jogo, trocando passes para evitar a pressão dos Estados Unidos, que crescia na partida. De tanto tentarem, eles chegaram ao gol com Gomez, depois de Bradley lançar Johnson na esquerda.
Na volta para o segundo tempo, o Brasil decidiu o cotejo logo no começo, em uma bela triangulação. Hulk acionou Neymar, que cruzou para Marcelo marcar.
Neymar e Oscar passaram a dominar o meio de campo. Com toques de efeito, tabelas rápidas e muita qualidade, o time brasileiro ameaçava os americanos, especialmente nos contra-ataques.
Só que os americanos, apoiados por mais de 60 mil torcedores, voltaram sua força toda para tentar diminuir o placar e partiram para uma pressão enorme. Rafael fez pelo menos três grandes defesas, duas à queima-roupa, e ainda viu a bola acertar sua trave.
Mano aproveitou para fazer testes, colocou Pato, Casemiro, Giuliano e Lucas. Mas destes, só o atacante do Milan aproveitou. No fim, aos 41min, Marcelo achou Pato livre na área. O centroavante dominou e fuzilou Howard para transformar a vitória em goleada.