Esporte
Pensando na Copa do Brasil, Verdão estreia contra a conturbada Lusa
Clássico paulista abre Brasileirão neste sábado. Palmeiras mira duelo com Atlético-PR, enquanto Portuguesa vive reconstrução após queda
Globo Esporte.com
19 de Maio de 2012 - 11:13
No meio da decisão de uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil, o Palmeiras terá de mudar o foco e pensar no Campeonato Brasileiro, que não conquista desde 1994. Neste sábado, o time de Luiz Felipe Scolari faz sua estreia na edição 2012 da competição contra a Portuguesa, às 18h30m (horário de Brasília), no Pacaembu. Do outro lado, uma equipe em momento conturbado está à espera do Verdão: em vez de festa pela volta à Série A, crise com o rebaixamento para a Série A-2 do Campeonato Paulista.
Apesar de desejar muito o título brasileiro, o Palmeiras não esconde que está concentrado na decisão contra o Atlético-PR, quarta-feira, que deixará o time a quatro jogos da conquista da Copa do Brasil e a consequente classificação para a Taça Libertadores. Por isso, o meia Valdivia e o volante Marcos Assunção serão poupados neste sábado. Felipão quer um elenco 100% afinado para o jogo de volta das quartas de final. Mesmo assim, pretende somar pontos no início do Brasileirão.
A Portuguesa não esperava um retorno tão conturbado à Série A do Campeonato Brasileiro. Após ganhar a alcunha de Barcelusa pela ótima campanha na segunda divisão do ano passado, os rubro-verdes viveram um pesadelo nos primeiros meses de 2012: rebaixamento no Paulistão e queda na Copa do Brasil. A crise voltou a rondar o Canindé, e a torcida não está nada satisfeita com os resultados recentes.
No comando da equipe há pouco tempo e já com problemas para resolver, o técnico Geninho não escondeu as dificuldades que a Lusa enfrentará no início da competição nacional, mas reforçou o comprometimento do elenco com o clube. Na visão do treinador, vontade de dar a volta por cima é o que não falta.
Temos de entrar em campo buscando a vitória mesmo que a partida seja na casa do adversário. Vejo meus jogadores com vontade e buscando aprimorar o que estamos pedindo a eles. O torcedor pode acreditar que vamos dar a volta por cima, o começo é difícil, a montagem do elenco está sendo feita, a diretoria está atrás dos reforços e com a sequência dos jogos vamos retomar o caminho das vitórias assegurou.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos, a partir das 18h30m. O PFC transmite o duelo para todo o Brasil..
Palmeiras: Felipão vai poupar Valdivia e Marcos Assunção. No treino desta sexta-feira, o comandante testou várias formações e deve iniciar o jogo com dois meias, Daniel Carvalho e Felipe. Se mantiver o time que treinou por mais tempo na Academia de Futebol, o Verdão começa com Bruno, Cicinho, Maurício Ramos, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, João Vitor, Daniel Carvalho e Felipe; Mazinho e Barcos.
Portuguesa: recuperado de desconforto muscular, o atacante Ricardo Jesus está de volta à equipe. O técnico Geninho deve promover algumas alterações em relação à equipe que enfrentou o Bahia pelo jogo de voltas das oitavas de final da Copa do Brasil. O goleiro Glédson, contratado do Boa Esporte, pode fazer sua estreia. Com desfalques na zaga e no meio-campo, a Lusa deve ir a campo com uma formação diferente. Destaque para o defensor Gustavo, reintegrado ao elenco após confusão com a diretoria. A provável Rubro-verde Glédson; Luis Ricardo, Gustavo, Renato e Raí (Ivan); Wilson Matias, Léo Silva, Boquita e Michael (Maylson); Ananias e Ricardo Jesus.
Palmeiras: Valdivia e Marcos Assunção, poupados, Román, com a seleção paraguaia, Thiago Heleno, ainda retomando a boa forma física, e Wesley, que se recupera de uma cirurgia no joelho direito e só volta a jogar no fim do ano.
Portuguesa: Henrique (suspenso pelo STJD ), Rogério (expulso no último jogo pela Copa do Brasil) e Marcelo Cordeiro (recuperando-se de lesão nas costas).
Palmeiras: ninguém.
Portuguesa: ninguém.
A arbitragem será de Raphael Claus (SP), auxiliado por Anderson Moraes Coelho e Fábio Rogério Baesteiro (ambos de SP).
Palmeiras: com a meta de 27 gols traçada para a temporada, Hernán Barcos inicia seu primeiro Brasileirão buscando incrementar a artilharia já são 11 gols no ano. Suspenso para o jogo contra o Atlético-PR, pela Copa do Brasil, o argentino vai para a partida e estreia sua nova camisa, agora com o número 9 às costas.
Portuguesa: o volante Wilson Matias deu mais segurança ao meio-campo rubro-verde desde que chegou ao clube. Ele estreou na goleada por 4 a 0 sobre o Juventude e teve o nome gritado pela torcida. Firme na marcação e versátil nos contra-ataques, o jogador deve dar trabalho para os jogadores mais criativos do Palmeiras.
Maurício Ramos, zagueiro do Palmeiras: "O grupo está focado na Copa do Brasil, mas é preciso respeitar a Portuguesa. Esses primeiros pontos no Brasileiro podem fazer diferença no final. Então temos de entrar conscientes de que precisamos manter a boa fase"
Ricardo Jesus, atacante da Portuguesa: "O Campeonato Brasileiro é complicado, é difícil esquecer o que aconteceu, mas devemos nos concentrar jogo a jogo. O grupo está disposto a encarar esse desafio, mas precisamos ter calma e paciência, que com o trabalho diário nós vamos reverter essa situação que estamos vivendo"
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* A Portuguesa não venceu nas últimas cinco estreias em Brasileiros: quatro derrotas e um empate. A última vitória foi em 1998, quando o time fez 2 a 1 no América-MG. Naquele ano, a equipe chegou às semifinais da competição.
* O Palmeiras vem de três vitórias seguidas em estreias do Brasileiro, e tenta aumentar essa série no sábado. A equipe venceu Coritiba, em 2009, Vitória, em 2010, e Botafogo, em 2011.
* A média de gols do confronto pelo Campeonato Brasileiro é boa: 2,38 por jogo. Foram 62 gols em 26 duelos na história da competição nacional.
Em 25 de janeiro, pela segunda rodada do Paulista de 2012, Verdão e Lusa ficaram no empate por 1 a 1 no Pacaembu, palco do jogo deste sábado. Ainda empolgada com o acesso à Série A, a Portuguesa de Jorginho complicou o Palmeiras e saiu na frente com um gol de Maylson, no início do segundo tempo. O time de Felipão pressionou e conseguiu o empate aos 35 minutos, com gol de Ricardo Bueno.