Esporte
Rafael Silva, judoca campo-grandense, conquista bronze nas Olimpíadas de Londres
O atleta é natural de Campo Grande, mas participa da competição pela delegação de São Paulo
MS Record
03 de Agosto de 2012 - 14:00
Rafael Silva, apelidado de Baby no meio esportivo, deve trazer para o Brasil a medalha de bronze que conquistou hoje (3) pela categoria pesado (mais de 100 quilos) no judô dos Jogos Olímpicos. O atleta é natural de Campo Grande, mas participa da competição pela delegação de São Paulo.
Pela primeira vez, Rafael participa de uma Olimpíada, e já integrou a conquista às outras três medalhas que judocas brasileiros também irão levar para casa. As outras medalhas são o ouro de Sarah Menezes e os bronzes de Felipe Kitadai e Mayra Aguiar. É o melhor resultado do judô brasileiro em Jogos até hoje, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Luta pelo bronze
Terceiro colocado no ranking mundial, Rafael Silva ganhou seus dois primeiros confrontos em Londres contra o islandês Thormodur Jonsson e o lituano Marius Paskevicius, por ippon. Nas quartas de final, em uma disputa equilibrada com o russo Alexander Mikhaylin, tricampeão mundial, foi para o golden score, mas terminou empatada. Na decisão dos juízes, ganhou o russo.
Na fase seguinte, Baby enfrentou o húngaro Barna Bor na repescagem e, apesar de ter tomado a iniciativa da luta, não conseguiu encaixar um golpe e o confronto e foi para o golden score novamente, que também terminou sem pontos para os atletas. Dessa vez, a decisão dos árbitros deu a vitória ao brasileiro.
Enfim, Rafael disputou hoje o bronze com o sul-coreano Sung-Min Kim, com nova decisão no golden score, mas sem decisão do trio de árbitros. Os três conversaram muito, deram um yuko para o sul-coreano e a medalha para o brasileiro, que vibrou muito.
Títulos já conquistados por Baby
Rafael Silva tem só 25 anos de idade, mas já acumula na carreira de judoca a prata nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011; o título de primeiro colocado da Copa do Mundo de Budapeste, em 2011; a segunda posição no Campeonato Pan-americano, também no ano passado; e o ouro nos Jogos Sul-americanos de Medellín, realizados em 2010.