Esporte
Rodada de sábado do Brasileiro-2010
O terceiro jogo será o menos decisivo do dia: o rebaixado Prudente receberá o Ceará. As três partidas começarão às 19h30
Conjuntura Online
20 de Novembro de 2010 - 08:45
Os jogos deste sábado da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro movimentarão a área da zona de classificação para a Libertadores e também a zona do rebaixamento.
A parte de cima da tabela será agitada com Grêmio x Atlético-PR em Porto Alegre. Na parte de baixo da classificação, Flamengo e Guarani se enfrentarão no Engenhão. O terceiro jogo será o menos decisivo do dia: o rebaixado Prudente receberá o Ceará. As três partidas começarão às 19h30.
O Atlético-PR é o quarto colocado, com 56 pontos, na última posição dentro do grupo de acesso para a Libertadores. O Grêmio tem dois pontos a menos, na sexta colocação, e pode ultrapassar o rival.
"Temos que ir de degrau em degrau, de rodada em rodada. O Atlético-PR é um adversário direto pela vaga. Sabemos da importância desse jogo ", declarou Renato Gaúcho, técnico gremista.
Se um time brasileiro, Palmeiras ou Goiás, conquistar a Sul-Americana, o Campeonato Brasileiro distribuirá somente três vagas para a Libertadores, e não quatro.
No Rio, o Flamengo tenta se afastar do 'fantasma' do rebaixamento. Com 40 pontos, a equipe aparece na 14ª posição. Mas a diferença para a área da degola é pequena: apenas três pontos. E o Guarani, que hoje tem 37 pontos na 18ª posição, acabará a rodada à frente do time carioca se vencer o duelo, pois levará vantagem nos critérios de desempate.
"O jogo de sábado é decisão, gostaríamos de disputar o título, mas essa decisão é diferente. Temos de encarar o jogo com muita responsabilidade e cautela. Depende de nós. Cada um puxar um pouco da responsabilidade e usar a experiência para sairmos desta situação", falou o atacante flamenguista Deivid.
Na lanterna da competição, o Prudente pode atrapalhar os planos do Ceará, 12º colocado, que espera a acabar o Nacional na zona de classificação para a Sul-Americana.
"Eles [do Prudente] não têm mais nada a perder no campeonato e isso poderá ser uma armadilha para nossa equipe, mas os jogadores estão concentrados e dispostos a sair de Presidente Prudente com um bom resultado", disse Dimas Filgueiras, técnico do Ceará.