Geral
Chuva recorde acumulada pode afetar safra de milho, avaliam produtores
Levantamento da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), mostra que só 40% da soja plantada foi colhida.
Redação/ Região News
19 de Março de 2023 - 19:17
Não chovia tanto em Sidrolândia há pelo menos 12 anos. Levantamento do Instituto Municipal de Meteorologia mostra que neste já choveu 571 milímetros, um índice pluviométrico bem acima dos 147,20 mm de igual período do ano passado.
Além de afetar a manutenção das vias urbanas e das estradas vicinais, comprometendo as aulas nas escolas rurais, a colheita atrasou e em consequência, começa a comprometer o plantio do milho safrinha. Levantamento da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), mostra que só 40% da soja plantada foi colhida, quando na média dos últimos 5 anos, nesta altura da safra, 83% da produção já tinha sido colhida.
A chuva está prejudicando também em relação ao milho que só tem 34% do plantio concluído, quando pelo histórico, o cultivo teria de estar concluído no dia 15 de março quando terminou a janela de plantio recomendado pela assistência técnica. A lavoura plantada depois desta data não terá mais cobertura de seguro para eventuais quebras por questões climáticas.
Na avaliação do presidente do Sindicato Rural, Paulo Stefanello, a tendência é a redução da área plantada e da produtividade. Na região do Capão Bonito, o produtor Claiton Straube só colheu 50% dos 300 hectares e não começou a plantar o milho safrinha.
A região enfrenta problema de escoamento por causa das obras na estrada de acesso à MS-162 e à Gameleira, que tem vários atoleiros no trecho de 25 km, onde os caminhões só passam puxados por tratores. Ano passado a área plantada com milho foi de 190.438,85 hectares; 1.114.197,14 toneladas, média de 108 sacas por hectare.