Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Novembro de 2024

Geral

Empreiteira inicia drenagem antes do asfalto ao acesso do Capão Bonito

A obra começou em outubro, mas o serviço ficou prejudicado porque alguns proprietários exigiam o remanejamento das cercas com estacas de aroeira.

Redação/Região News

22 de Janeiro de 2023 - 20:45

Empreiteira inicia drenagem antes do asfalto ao acesso do Capão Bonito
Drenagem de acesso ao Assentamento Capão Bonito. Foto: Divulgação.

A empreiteira Luiz Costa, responsável pela pavimentação do acesso ao Assentamento Capão Bonito, montou um canteiro de obras com 10 equipamentos (entre caminhões e máquinas) que no pico do serviço recrutará 70 funcionários.

Depois de abrir traçado da estrada de 25 quilômetros, fazendo a transposição de algumas cercas abrindo o espaço da futura faixa de domínio, o serviço está concentrado na drenagem. Dos 9 pontos de travessia de enxurrada previstos no trajeto, 3 estão prontos com tubulação e aterrados.

Com a paralisação das obras da estrada da picadinha (30 km da MS-162, entre Maracaju e Dourados), que a Luiz Costa também está executando, a empreiteira trouxe para Sidrolândia um parque de máquinas que inclui duas escavadeiras; dois rolos compactadores: dois tratores de esteira; uma patrola; dois caçambas e um caminhão pipa.

A obra começou em outubro, mas o serviço ficou prejudicado porque alguns proprietários exigiam o remanejamento das cercas com estacas de aroeira, fios lisos e mais 2 farpados. O impasse surgiu porque o projeto executivo da obra prevê o uso de eucalipto e 4 fios lisos, um material mais barato. A situação acabou resolvida e foi feito o remanejamento de 6 km de cerca. A faixa de domínio tem 20 metros de largura de cada margem.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Edno Ribas, a expectativa é que a obra fique pronta em 30 dias. A estrada atravessa uma região com 20 mil hectares de área plantada.

Liga a MS-162 (saída para Maracaju) a MS-455 (estrada da Gameleira), que faz conexão com a MS -258 (acesso as rodovias BR-060 e 163). É importante para o escoamento da produção de 12 hortas existentes na região.

Obra estratégica 

O Governo do Estado vai investir R$ 41.163.775,66 na obra. “Este asfalto vai melhorar o escoamento da produção, além de facilitar o acesso a Campo Grande, pela estrada da Gameleira e o Capão Seco", comenta o assentado Paulo Pereira Osmar, que mora há 22 anos no Capão Bonito e se dedica à produção leiteira.

Gilson Vieira dos Santos, há 18 anos no Assentamento São Pedro, diz que o asfalto vai dar maior segurança ao escoamento da produção agrícola. A partir da próxima safra vai firmar parceria para a produção de soja e milho.

Empreiteira inicia drenagem antes do asfalto ao acesso do Capão Bonito
Foto: Divulgação.

José Severino, do Capão Bonito 2, que produz abacaxi, convive com as dificuldades de tráfego no acesso em dias de chuva. A pavimentação do acesso ao Capão Bonito foi incluída no planejamento de obras do Fundersul a partir de proposta do deputado Gerson Claro que levou ao então secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel (atual governador do Estado) dados sobre a importância estratégica desta região que além de grandes produtores, além de mais 2 mil agricultores Familiares.