Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Novembro de 2024

Geral

Prefeitura inicia dia 3 pelo Quebra Coco coleta seletiva do lixo

Em 2022 foram coletadas 45 toneladas de lixo que renderam quase R$ 40 mil à Associação dos Catadores.

Redação/ Região News

25 de Junho de 2023 - 19:09

Prefeitura inicia dia 3 pelo Quebra Coco coleta seletiva do lixo
Catadores de lixo recicláveis. Foto: Divulgação

Em audiência nesta segunda-feira (26) a prefeita Vanda Camilo (PP), acompanhada do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Edno Ribas, apresenta à promotora Janelli Basso, o cronograma de implantação da coleta seletiva que deveria ter sido implementada desde 2016, quando começou a funcionar o aterro sanitário.

A coleta começou a ser feita ano passado pela Prefeitura, sem abranger todo o perímetro urbano. Em 2022 foram coletadas 45 toneladas de lixo que renderam quase R$ 40 mil à Associação dos Catadores. Neste ano já foram recolhidas mais de 19 toneladas.

Em 9 anos, tanto o município, quanto a Elite Max, operadora do aterro, deixaram de cumprir uma série de obrigações previstas no Termo de Ajustamento de Conduta assinado na época com o Ministério Público. Pelo cronograma elaborado pelos técnicos da Sederma, a coleta seletiva começa dia 3 de julho pelo Distrito de Quebra Coco.

COMPARTILHE NO WHATSAPP

O lixo reciclável deverá ser acondicionado em sacos plásticos azuis fornecidos pela Prefeitura que fará a coleta e deixará o material recolhido no barracão da Associação dos Coletores. Pela programação, às segundas-feiras, da primeira semana do mês, o lixo será coletado ao longo da Avenida Dorvalino dos Santos.

Na terça-feira, a coleta abrangerá os bairros Nova Era, Sol Nascente, Jardim das Paineiras, Vacaria, Olenka, Porto Seguro I e II, Corpo de Bombeiros, Portal das Flores, Parque das Orquídeas, Colina Verde e Adjacências. As quartas-feiras cobrirá o centro setor 2: quadrilátero entre ruas Mato Grosso, Dorvalino dos Santos, Lúcia de Souza Mello e Avenida Aquidaban.

Às quintas, o trabalho será feito no Santa Marta, Jardim Alfa, Altos da Figueira e Jardim do Sul. Na 1ª sexta-feira do mês, a coleta de reciclável acontece no distrito de Quebra Coco. Na segunda semana do mês, na 2ª-feira, a coleta volta à Avenida Dorvalino dos Santos.

Na terça-feira, o serviço vai para o setor 2 do centro, que compreende o quadrilátero formado pelas ruas Mato Grosso, Dorvalino dos Santos, Lúcia de Souza Mello e rua Ponta Porã. Nas segundas quartas-feiras do mês, a coleta chega aos bairros Pérola do Planalto, Cascatinha I e II, Petrópolis, Morada da Serra, Aldeia Tereré e Pé de Cedro.

A programação das terceiras semanas do mês será a seguinte: a coleta passará pela Avenida Dorvalino dos Santos. Às terças-feiras da terceira semana haverá coleta seletiva nas Malvinas, Jardim Paraíso e São Bento, setor 1: quadrílatero entre as ruas Afonso Pena, Tiradentes, Trajano Roberto Ferreira e Dr. Antônio Correa da Costa.

Na quarta-feira, da terceira semana do mês, a coleta chegará ao setor II do São Bento: no quadrílatero formado pelas ruas Afonso Pena, Tiradentes, Trajano Roberto Ferreira e Rua Dr. Antônio Corrêa da Costa. Nas terceiras quintas-feiras a coleta será nas escolas estaduais e municipais. Nas terceiras sextas-feiras do mês a coleta será no Distrito do Quebra Coco.

A última semana do mês terá a seguinte programação: na segunda-feira o caminhão da coleta percorrerá a Avenida Dorvalino dos Santos. Na terça-feira: Bairro Santa Marta, Che-Ro-Mi, Pindorama e o setor III do São Bento: no quadrílatero formado pelas ruas Afonso Pena, Tomas da Silva França, Izidoro Jamarve Rua Dr. Antônio Corrêa da Costa.

Na última quarta-feira do mês haverá coleta seletiva nos bairros Campina Ipacaray, Sidrolar, Sitiolandia, postos de Saúde e na UPA. No dia seguinte, o serviço para com a manutenção do caminhão. Será retomado no Assentamento Geraldo Garcia, na última sexta-feira do mês.