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Relicitação da Malha Oeste deixa de fora ramal ferroviário que passa por Sidrolândia
O ramal, desativado desde 1⁰ de junho de 1996, se voltasse a funcionar exigiria a construção de um novo contorno ferroviário já que o traçado atual atravessa o perímetro urbano.
Redação/ Região News
02 de Abril de 2023 - 19:01
A relicitação da Malha Oeste, que será discutida em duas audiências públicas programadas para Campo Grande (26 de abril) e Brasília (3 de maio) não vai abranger os 303,5 km do ramal de Ponta Porã, que passa por Sidrolândia.
O ramal, desativado desde 1⁰ de junho de 1996, se voltasse a funcionar exigiria a construção de um novo contorno ferroviário já que o traçado atual atravessa o perímetro urbano, houve a construção de casas na faixa de domínio e a antiga esplanada, no centro da cidade, tornou-se na ocupação Jatobá com quase 200 famílias.
A proposta
Agência Nacional de Transportes Terrestres com 1.625,3 quilômetros da Malha Oeste entre Mairinque (SP) e Corumbá (MS), atravessa Mato Grosso do Sul passando por Três Lagoas e Campo Grande até chegar ao Pantanal. O período para envio de contribuições para o edital de licitação será aberto em 10 de abril e seguirá até 17h (horário de MS) do dia 25 de maio de 2023.
O objetivo é tornar público, colher sugestões e contribuições às minutas de edital e contrato e aprimoramento dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da concessão.
Pelos estudos apresentados, a nova concessionária vai de ter de investir R$ 18,1 bilhões no prazo de 60 anos, sendo o maior valor, R$ 16,4 bilhões nos próximos sete anos, na troca de dormentes e trilhos, compra de locomotivas, reforma de pátios de manobra, entre outras obras.
A previsão é que o volume de carga transportada seja 12 vezes maior em 2031, gerando receita líquida de R$ 21,8 bilhões até 2083 para a nova concessionária.