Geral
Temporal deixou parte da cidade 5 horas sem energia e afeta até exposição
Para que o show da dupla Fred e Fabricio e o rodeio não fossem comprometidos, houve a necessidade de acionar geradores de energia.
Redação/Região News
11 de Dezembro de 2022 - 21:19
As fortes chuvas que caíram sábado na cidade (foram acumulados 100 milímetros), acompanhadas de vendaval, afetaram o fornecimento de energia elétrica de parte da cidade que também teve o abastecimento de água comprometido. O Parque de Exposição Waldomiro João Comparim, onde se realizava a 23ª Expo-Sidrolândia, ficou às escuras a partir das 17 horas e a luz só voltou por volta da meia-noite.
Para que o show da dupla Fred e Fabricio e o rodeio não fossem comprometidos, houve a necessidade de acionar geradores de energia.
Segundo técnicos da Energisa, ouvidos pela reportagem do Região News, o fornecimento de energia da parte alta da cidade ficou afetado por 7 horas porque com a ventania, a fiação da rede de energia foi afetada provocando curto-circuito e a da Avenida das Flores, perto da AABB, se rompeu.
Para garantir que o resto da cidade não sofresse blecaute por longo período, optou-se por deixar o parque sem luz. Em Quebra Coco, a população ficou sem água e energia entre 17 e 21 horas. A situação tem sido recorrente no distrito e também na cidade. De acordo com o escritório local da Sanesul, o problema é agravado porque a maior parte da população não tem caixa d’agua em casa. Quando há interrupção ou oscilação da energia (necessária para bombear à água dos poços até os reservatórios e daí para a rede e às casas dos consumidores), o abastecimento é interrompido.
Quando o fornecimento de energia é restabelecido, há necessidade de um tempo até que o reservatório (com capacidade para 1 milhão de litros) tenha pelo menos 400 mil litros de água.