Mato Grosso do Sul
Com 1 vítima a cada 5 adolescentes, MS é 2º no País em casos de violência sexual
Campo Grande News
10 de Setembro de 2021 - 09:46
Mato Grosso do Sul é o segundo estado brasileiro com mais estudantes, entre 13 a 17 anos, que sofrerem alguma forma de violência sexual. Segundo pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta sexta-feira (10), cerca de um a cada cinco adolescentes passaram por algum caso desta natureza, no Estado.
O Rio de Janeiro lidera os casos entre as unidades federativas, com 27,7% dos alunos que já foram vítimas. São Paulo e MS empatam na segunda posição, com 23,6%, cada. Já os estados com os índices mais baixos são Piauí (15,7%), Tocantins (16,4%) e Mato Grosso (16,7%).
Pesquisa - Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, elaborada pelo órgão, e se referem ao ano de 2019. Segundo o estudo, o percentual de meninas que já sofreram esse tipo de agressão é mais que o dobro do que entre os meninos - 20,1% para crianças do sexo feminino e 9% para o masculino.
Participaram 11,8 milhões de estudantes que estavam do sétimo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. O questionário aplicado era feito de forma eletrônica, sem a presença de um entrevistador.
Em todo o Brasil, os dados indicam que um em cada sete estudantes, ou 14,6%, já sofreram alguma forma de violência sexual. Além disso, 6,3% dos alunos disseram que já foram estuprados, com as meninas novamente tendo um índice mais alto que os meninos - 8,8% contra 3,6%, respectivamente.
O proporção de estudantes que afirmaram ter sofrido violência sexual é ligeiramente maior nas escolas privadas (16,3%) do que nas públicas (14,4%). Entre quem sofreu abuso, 29% disseram que o autor foi o namorado; em 16,4% dos casos, foi um familiar; e em 6,3%, o pai, mãe ou responsável.