Mato Grosso do Sul
Conheça a trajetória de Gerson Claro, novo presidente da Assembleia
Cursou Direito graduando-se em 2002, logo em concluiu a pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo.
Redação/Região News
01 de Fevereiro de 2023 - 15:27
O itaporanense de nascimento, mas sidrolandense por adoção, na cidade onde chegou ainda na adolescência, é o novo presidente da Assembleia Legislativa. Nascido em 1967, Gerson Claro Dino, aos 13 anos já ajudava na olaria do pai para contribuir com o sustento da família. Todos os dias andava 6 quilômetros a pé para ir à escola.
Serviu o Exército Brasileiro, no município de Nioaque e posteriormente completou o magistério passando a lecionar para crianças do 1º ao 5º ano no município de Sidrolândia. Posteriormente se formou em história e deu aulas em escolas públicas de Sidrolândia e em colégios particulares de Campo Grande.
No inicio dos anos 2000 começou a militar politicamente em seu município. Cursou Direito graduando-se em 2002, logo em concluiu a pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo.
Seu primeiro cargo na vida pública foi como diretor da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), onde ficou por 8 anos, auxiliando na assistência a as prefeituras do Estado.
Em 2015 foi nomeado pelo ex-governador Reinaldo Azambuja como diretor-presidente do Detran-MS, dando iniciou ao processo de modernização e simplificação dos trabalhos, como a criação da CNH ágil, o que permite ao condutor renovar sua habilitação pela internet.
Essa será uma presidência que vai procurar obedecer às ideias diferentes, posicionamento diferentes e buscar sempre a convergência. Essa será a matriz do nosso mandato. Além disso, nós temos grandes desafios, porque Mato Grosso do Sul vive um momento ímpar de desenvolvimento econômico, com muitas coisas na economia acontecendo com bilhões de investimentos”. - Gerson Claro.
Nas eleições de 2018, o progressista foi eleito deputado estadual com 16.374 votos. Em seu primeiro mandato integrou a CCJR (Comissões de Constituição, Justiça e Redação), a de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, e presidiu a comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária. No mandato anterior, também atuou como vice-líder do maior bloco parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Nas eleições de 2022, foi reeleito para o cargo recebendo 25.839 votos. O nome de Claro para comandar os trabalhos da Assembleia Legislativa foi levantado em consenso entre os integrantes do PP.
A indicação teve o aval da atual deputada federal e senadora eleita Tereza Cristina, do deputado estadual e vice-governador eleito José Carlos Barbosa, o Barbosinha, do deputado federal reeleito Luiz Ovando, do deputado estadual Londres Machado.
“Essa será uma presidência que vai procurar obedecer às ideias diferentes, posicionamento diferentes e buscar sempre a convergência. Essa será a matriz do nosso mandato. Além disso, nós temos grandes desafios, porque Mato Grosso do Sul vive um momento ímpar de desenvolvimento econômico, com muitas coisas na economia acontecendo com bilhões de investimentos”, destacou o parlamentar após a posse.