Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 26 de Novembro de 2024

Mato Grosso do Sul

Em 15 dias, Santa Casa recebeu 287 vítimas de acidente de trânsito

Campo Grande News

24 de Maio de 2021 - 16:12

Em 15 dias, Santa Casa recebeu 287 vítimas de acidente de trânsito
Yamaha Factor destruída após acidente na Avenida Tamandaré dia 5 de maio. (Foto: Henrique Kawamnami)

A primeira quinzena de maio, mês em que são intensificadas as campanhas para alertar sobre os acidentes de trânsito, teve um aumento de 28% nas vítimas desse tipo de ocorrência que deram entrada na Santa Casa, em Campo Grande, em comparação ao mesmo período em 2020.

O balanço, divulgado pela Santa Casa, nesta segunda-feira (24), mostra que nos primeiros quinze dias de maio, foram 287 vítimas de acidentes de trânsito que deram entrada no hospital, contra 223 no mesmo período no ano anterior. A Santa Casa é o hospital referência na Capital no atendimento aos pacientes vítimas de trânsito que representam 80% das entradas na urgência e emergência do Pronto Socorro, mesmo com os decretos de toque de recolher vigentes para conter o avanço da pandemia de covid-19.

O ranking dos acidentes, tanto na Capital quanto no interior de MS, é liderado por motociclistas com quase 59% dos atendimentos na primeira quinzena de maio, ou seja, cerca de 169 dos 287 pacientes que deram entrada no hospital estavam em motocicletas. De acordo com o hospital, os politraumatizados, pacientes com traumatismos múltiplos, necessitam de avaliação de três ou mais especialidades para o tratamento, dependendo da complexidade do caso que muitas vezes poderia ser evitado. Em tempos de pandemia e lotação hospitalar, os números são ainda mais relevantes.

“80% da nossa demanda no trauma está relacionada a ocorrências no trânsito. São pacientes das mais variadas situações, e que em muitos casos, demanda avaliação de três especialidades no mínimo. Além disso, esses pacientes ocupam mais leitos no hospital, e por questões que muitas das vezes poderiam ser evitadas”, afirmou o médico e coordenador do Núcleo Interno de Regulação da Santa Casa, Fabiano Cançado.