Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 26 de Novembro de 2024

Mato Grosso do Sul

Gerson diz que encontro com presidente paraguaio é 'janela de oportunidades' para ampliar parcerias

Gerson lembra que o estado tem uma fronteira seca de 465 km com o Paraguai.

Redação/Região News

06 de Julho de 2023 - 13:35

Gerson diz que encontro com presidente paraguaio é 'janela de oportunidades' para ampliar parcerias
Foto: Divulgação

Integrante da comitiva liderada pelo governador Eduardo Riedel, que se reuniu na quarta-feira em Assunção com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, avaliou como "uma sinalização positiva do futuro presidente da nação vizinha. É um gesto claro do interesse dele em estreitar as relações comerciais e o intercâmbio cultural com Mato Grosso do Sul", avalia Gerson.

Gerson lembra que o estado tem uma fronteira seca de 465 km com o Paraguai, além de uma expressiva colônia paraguaia aqui residente e uma forte influência da cultura guarani. "O futuro presidente é um jovem economista que estudou e trabalhou nos Estados Unidos, certamente tem interesse em atrair investimentos para seu país", comenta.

"Muitos empresários de Mato Grosso do Sul investem no Paraguai, que tem um superávit comercial de US$ 96 milhões. Com a Rota Bioceânica, o estado certamente será um ponto de passagem para estreitar as relações comerciais paraguaias com os países banhados pelo Pacífico", avalia o presidente da ALEMS.

Na opinião de Gerson, o turismo e o intercâmbio cultural também podem ser reforçados com o interesse demonstrado pelo futuro presidente do Paraguai em estreitar as relações com o estado. "Há questões burocráticas, discrepâncias de normas e legislação que muitas vezes travam e até inviabilizam negócios... Nada que o entendimento e a negociação não resolvam de forma consensual", completa. O deputado defende um esforço conjunto para resolver questões como a da Hidrovia Brasil/Paraguai, que atualmente não é navegável o ano inteiro. "A construção da ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho já é uma realidade. A rodovia sul-fronteira, que unirá Ponta Porã a Mundo Novo, margeando a fronteira seca, está em andamento e complementará a logística de integração entre os dois países, por Mato Grosso do Sul", conclui o parlamentar.