Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul teve aumento de 117% no número de leitos nos últimos 7 anos
Investimento na saúde se intensificou durante o enfrentamento da Covid-19
Correio do Estado
19 de Setembro de 2022 - 14:23
Nesta segunda-feira (19), durante uma entrevista, o governador Reinaldo Azambuja relembrou o investimento do Estado na saúde, principalmente a partir da abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Atualmente, o Estado possui 523 leitos de UTI, número 117% superior ao início de 2015, quando Mato Grosso do Sul possuía 241 leitos para atender à população. Grande parte desses leitos foram abertos durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
“Na pandemia, todo mundo perdeu. Mato Grosso do Sul perdeu mais de 10.700 vidas. Convivemos com algo novo. Ninguém esperava. Ninguém sabia a letalidade do vírus, como isso seria tratado na rede pública de saúde. O que nós fizemos? Primeiro, foi ampliar exponencialmente o número de leitos. Tínhamos 241 leitos de UTI quando assumimos o governo, no início de 2015. Hoje são 523 leitos UTI espalhados por todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Nós aumentamos 1.054 leitos hospitalares que atendem o SUS”, comentou Azambuja.
Ainda durante a pandemia, Mato Grosso do Sul foi, por um tempo, líder nacional de vacinação, graças à uma “operação de guerra” que contou com logística de distribuição do produto, pagamento de um adicional para as equipes de saúde e a coordenação do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir).