Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Mato Grosso do Sul

Presídios registram 2,4 mil visitas virtuais na pandemia

Em MS, foram 3.528 presos infectados com o novo coranavírus e três morreram.

Campo Grande News

20 de Dezembro de 2020 - 18:24

Presídios registram 2,4 mil visitas virtuais na pandemia
Presídio Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima, localizado no complexo penal de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) registrou 2. 421 visitas virtuais aos presídios de Mato Grosso do Sul nesta pandemia do novo coronavírus. A entrada de parentes foi proibida em março e só liberada em novembro.

Durante o período de restrição, a agência firmou parceria com o Instituto Ação pela Paz, que realizou a doação de 55 notebooks. Os eletrônicos foram distribuídos a 29 unidades prisionais de regime fechado,  localizadas em 18 municípios.

De acordo com o portal de notícias do governo, os encontros por meio de videochamada, com visitantes cadastrados nos Patronatos Penitenciários, reduziram os impactos emocionais causados pelo isolamento.

Segundo a chefe da Divisão de Promoção Social, Marinês Savoia, as visitas virtuais colaboram com a manutenção da ordem e disciplina  nas unidades prisionais.

“A intenção é que, após os riscos da pandemia, as visitas virtuais possam continuar atendendo reeducandos que possuem familiares em outros municípios, Estados ou países distantes do local de custódia e não têm como ir até o presídio”, afirma o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves.

Devido ao aumento no número de casos do novo coronavírus, as visitas aos presídios de Amambaí, Naviraí e Nova Andradina foram  suspensas por 15 dias. No Estado, foram 3.528 presos infectados e três morreram.