Mato Grosso do Sul
Vacinação contra aftosa começa dia 1º e imunizará 21 milhões de animais
No próximo dia 1º de maio, tem início a campanha contra febre aftosa, para proprietários com animais nas regiões do Planalto, Fronteira e Pantanal.
Correio do Estado
15 de Abril de 2018 - 19:25
O Estado de Mato Grosso do Sul possui 21,8 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos, sendo considerado o 4º rebanho comercial do país. A informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforça o potencial produtivo regional e a importância da participação do produtor rural na imunização do rebanho.
No próximo dia 1º de maio, tem início a campanha contra febre aftosa, para proprietários com animais nas regiões do Planalto, Fronteira e Pantanal. O órgão responsável pel acompanhamento e fiscalização da vacinação, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), divulgou que os pecuaristas que precisarem podem solicitar antecipação da vacina a partir desta segunda-feira (16).
Por questões de manejo, a Iagro disponibiliza a antecipação da vacina em 15 dias antes do início da campanha. Porém, os produtores interessados precisam fazer um requerimento que passará por análise dos técnicos do órgão estadual. Independente deste prazo, o registro da vacinação só poderá ser feito a partir de 1º de maio.
No Planalto e na Fronteira a vacinação acontecerá de 1º a 31 de maio, e o registro deve ser feito de 1º de maio a 15 de junho. Os proprietários da região do Pantanal que optarem pela vacinação de todo o rebanho em maio, deverão vacinar de 1º de maio a 15 de junho e o registro de 1º de maio até 2 de julho.
ORIENTAÇÕES TÉCNICAS
A Iagro publicou instrução de serviço em que orienta produtores da região do Pantanal que em caso de enchente na propriedade, a retirada dos animais deve ser requerida junto ao órgão. Caso o destino seja informado previamente, será feita a emissão de GTA, caso não informe o local o serviço oficial deve controlar e acompanhar a movimentação dos animais.
O diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, explica que a partir do dia 27 de abril o produtor poderá comprar a vacina contra a febre aftosa nas revendas do Estado, sem a necessidade de emissão de autorização de compra pela Iagro.