Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 7 de Julho de 2024

Policial

DOF registra aumento de 80% nas apreensões de drogas

No primeiro semestre do ano passado foram 37 mil quilos e em igual período de 2024 o volume aumentou para 67 mil quilos.

Correio do Estado

03 de Julho de 2024 - 14:25

DOF registra aumento de 80% nas apreensões de drogas
No começo mês passado, carga milionária de maconha foi apreendida pelo DOF no município de Amambai - Foto: Divulgação/Dof.

O primeiro semestre de 2024 foi marcado por aumento expressivo no combate ao tráfico de drogas na fronteira em Mato Grosso do Sul. De acordo com o balanço operacional divulgado hoje (03) pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF), o 1º semestre deste ano registrou um aumento de 80% de apreensões de drogas comparado ao mesmo período em 2023.

Nos primeiros seis meses do ano passado foram iterceptadas 37 toneladas de drogas, sendo a grande parte de maconha (cerca de cem quilos de cocaína). Neste ano, em igual período, o volume saltu para 67 mil quilos. O DOF não distinguiu o volume de cocaína e o de maconha.

Além disso, de acordo com o levantamento, o número de pessoas presas ultrapassa a quantidade total de todo o ano passado. Durante os primeiros 6 meses de 2024, 372 foram presas, enquanto no ano passado o número não alcançou a marca dos 300.

DOF registra aumento de 80% nas apreensões de drogas

Rota do Tráfico

Historicamente, MS é um ponto crítico na rota de tráfico de drogas no Brasil, sendo palco de frequentes apreensões e operações policiais. Em 2023, o estado liderou o ranking nacional de apreensão de drogas, com uma média de onze ocorrências diárias, totalizando 368,93 toneladas de substâncias ilícitas. Nos últimos 10 anos, o Estado contabilizou mais de 55 mil ocorrências que envolvem desde a apreensão do tráfico de armas até drogas;

O grande volume de drogas apreendidas no Estado é explicado a partir de sua localização estratégica, fazendo fronteira com Paraguai e Bolívia, dois dos maiores produtores mundiais de drogas, a região se tornou um corredor crucial para o tráfico, que escoa as substâncias para o restante do país.

DOF

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) do Mato Grosso do Sul é uma unidade especializada da Polícia Militar, dedicada ao combate ao crime organizado na região de fronteira. Criado em 1987, o DOF atua principalmente na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e outros crimes transfronteiriços.

Suas operações envolvem patrulhamentos intensivos e ações coordenadas com outras forças de segurança. Com uso de tecnologia avançada e inteligência policial, o DOF tem desempenhado um papel crucial na segurança pública do estado, reduzindo significativamente a criminalidade nas áreas de fronteira.

Para realizar uma denúncia ao Departamento de Operações de Fronteira (DOF) do Mato Grosso do Sul, os cidadãos podem ligar para o número de telefone disponível 24 horas, que é o 0800-647-6300.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima, garantindo a confidencialidade do denunciante. Além disso, o DOF também aceita denúncias pelo site oficial, onde um formulário pode ser preenchido com detalhes sobre o crime.