Policial
Governo reforça trabalho das delegacias da mulher no Estado
As chaves foram entregues às titulares das delegacias pelo governador André Puccinelli
Governo do Estado de MS
19 de Novembro de 2010 - 16:22
As 12 delegacias da mulher localizadas na Capital e nos municípios-polo do Estado receberam, hoje (19) de manhã na Governadoria, um automóvel e uma moto para intensificar o trabalho de atendimento. As chaves foram entregues às titulares das delegacias pelo governador André Puccinelli, que reafirmou o empenho do executivo para reforçar a segurança pública no Estado.
As viaturas descaracterizadas e motocicletas vão atender Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Coxim, Naviraí, Fátima do Sul, Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Corumbá e Três Lagoas. O investimento para aquisição dos veículos, no valor de R$ 714.064,00 com contrapartida de 10% do governo do Estado, foi viabilizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher de Mato Grosso do Sul junto à Secretária Especial de Políticas para a Mulher do governo federal. Com os recursos, foi adquirida ainda uma camionete, entregue à coordenadoria estadual da mulher.
Para a delegada de Nova Andradina Silvia Maria de Paula Nascimento, a viatura descaracterizada vai facilitar o trabalho, principalmente durante as operações. Às vezes precisamos levar a mulher ao aeroporto ou rodoviária sem despertar a atenção do cônjuge ou ex-marido e com o carro caracterizado não é possível, diz a delegada. Segundo Silvia Maria, a moto será utilizada para fazer intimações com maior economia de combustível.
A delegacia de Nova Andradina atende também os assentamentos localizados a 50 quilômetros do município, além do distrito de Casa Verde, totalizando a média de 40 Boletins de Ocorrência (B.O) por mês. A média de atendimento diário na delegacia é de 20 atendimentos.
Elaine Cristina Ishiki Benicasa, titular de Corumbá, acredita que os veículos vão ajudar na prevenção dos crimes. O trabalho da delegacia é mais social que repressivo. O carro é muito utilizado para locomoção das famílias, explica a delegada. Segundo ela, a maioria dos atendimentos é por ameaça e lesão corporal ocasionada pelo cônjuge ou ex-marido. Em 90% dos casos atendidos há reconciliação do casal.
De acordo com a coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Stephanini, o repasse de veículos atende aos anseios dos conselheiros municipais e demais autoridades envolvidas no enfrentamento da violência contra a mulher. Durante a solenidade, Carla Stefanini antecipou que em março de 2011 a coordenadoria vai firmar convênio para reequipar todas as delegacias com mobiliário e material de informática.
A delegada de Naviraí Cláudia Angélica Cuenca diz que a estruturação vai contribuir para aceleração das investigações e na execução das diligências. A opinião também é pactuada pelas outras titulares.
A solenidade de entrega das chaves na Governadoria contou com a participação do secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos; dos deputados estaduais Londres Machado, Dione Hashioka, Paulo Corrêa e Professor Rinaldo; do deputado federal e senador eleito Waldemir Moka; da primeira-dama de Campo Grande, Antonieta Trad; além das prefeitas de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado, e de Dourados Délia Razuk, e o prefeito de Jardim Carlos Grubert.