Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 22 de Novembro de 2024

Policial

Menino de 13 anos é que tentou filiar Lula no PL de Bolsonaro em Fátima do Sul

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em Fátima do Sul, na manhã desta quarta-feira (30).

Top Mídia News

30 de Outubro de 2024 - 15:48

Menino de 13 anos é que tentou filiar Lula no PL de Bolsonaro em Fátima do Sul
Lula sofreu tentativa de filiação no PL de Bolsonaro / Fábio Vieira. Foto: Metrópoles

Foi descoberto que um adolescente de 13 anos é que tentou filiar o presidente Lula (PT) no PL, partido de Jair Bolsonaro. A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em Fátima do Sul, na manhã desta quarta-feira (30).

Segundo a Globonews, o menino inseriu os dados do presidente da República no Manual de Inscritos do Partido Liberal. Ainda segundo o noticiário, o garoto é filho dos moradores da residência alvo da operação.

Operação 

A PF batizou a ação de 'Infliatio'' e apurou que a inscrição fraudulenta no Tribunal Superior Eleitoral em julho de 2023.  As investigações iniciaram a partir de notícia-crime oriunda do TSE após identificar que o nome de Lula havia sido filiado ao Partido Liberal.

As autoridades garantiram que não houve invasão ao Sistema de Filiação Partidária, mas sim a realização fraudulenta de pedido de filiação em nome de Lula, contendo dados falsos. O protocolo foi recebido pelo Tribunal após a etapa de moderação realizada por funcionário do Partido Liberal, cuja atuação também é investigada.

Foi descoberto ainda que o cidadão interessado em se filiar acessou o formulário digital em aba específica no site oficial do PL, preenchendo informações pessoais, dados políticos, selfie, upload de documentos, endereço e dados de contato como telefone e e-mail, além de confirmação dos dados e aceitação dos termos de uso – com a finalidade de iniciar o processo.

Os investigados, incluindo um membro do PL, podem responder pelo crime de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. A investigação terá continuidade para identificar eventuais outras fraudes que foram cometidas e a motivação dos criminosos.