Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 3 de Outubro de 2024

Policial

Polícia Federal desarticula esquema de tráfico de pessoas e trabalho escravo em Mato Grosso do Sul

Operação Tripalium cumpre mandados contra organização criminosa que explorava trabalhadores indígenas e estrangeiros em condições degradantes.

Capital News

03 de Outubro de 2024 - 14:00

Polícia Federal desarticula esquema de tráfico de pessoas e trabalho escravo em Mato Grosso do Sul
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (2/10) a segunda fase da Operação Tripalium, com foco no combate ao tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão na região oeste do Paraná. Durante a ação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Itaquirai, no Mato Grosso do Sul, visando um suspeito de liderar uma organização criminosa responsável pelo recrutamento e transporte de trabalhadores em condições de exploração nas lavouras de mandioca. A operação contou com o apoio da Delegacia da Polícia Federal de Naviraí.

As investigações apontam que a organização criminosa atuava recrutando tanto indígenas quanto estrangeiros, explorando sua situação de vulnerabilidade. Os trabalhadores eram levados para o Paraná sob ameaças e enganos, sendo forçados a jornadas exaustivas e condições degradantes de trabalho. A operação é um desdobramento de ações iniciadas no começo deste ano, que já resultaram na prisão de dois homens envolvidos em aliciamento e práticas de trabalho escravo.

Os responsáveis poderão responder por diversos crimes, incluindo organização criminosa, tráfico de pessoas e submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão. A operação segue em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o BPFRON, reforçando o combate ao crime organizado na região.