Política
Alberto Kuend lidera preferencia dos internautas para prefeito
O resultado não reflete o pensamento da maioria do eleitorado de Maracaju em virtude de não se aplicar métodos científicos no colhimento dos dados
Marcos Tomé/Região News
02 de Abril de 2012 - 13:00
O atual vice-prefeito do município de Maracaju, Alberto Kuend do PT, liderou as intenções de voto para prefeito numa enquete promovida pelo jornal eletrônico Região News. Foram contabilizados em 10 dias, período em que a enquete ficou no ar, 3354 participações no total. Kuend obteve 1230 votos (36.7%) das intenções de voto.
O resultado não reflete o pensamento da maioria do eleitorado de Maracaju em virtude de não se aplicar métodos científicos no colhimento dos dados. A referida enquete mede uma tendência em determinada classe social na escolha de um possível candidato. O prefeito Celso Vargas (PDT) ficou em segundo lugar na preferência.
Vargas obteve 996 votos (29.7%) das intenções. O resultado praticamente demostrou o que já havia sido apurado por pesquisas de opinião pública ano passado. Em decorrência de uma série de problemas administrativos a popularidade do atual prefeito tinha dificuldade de ultrapassar os 30% na manutenção do cargo.
Já o ex-prefeito Maurilio Azambuja do PMDB, que é considerado o favorito nas pesquisas, desacelerou e ficou em terceiro lugar com 798 votos (23.8%). Isso se deve ao fato da alavancada administrativa de Vargas que lançou no final de 2011, pacote de obras e investimentos que somados, chega a 35 milhões de reais.
No comparativo administrativo da gestão de Maurilio e Celso, há quem se arrisca a firmar que o atual prefeito tem uma característica de grande tocador de obras, perfil diferente de Maurilio que em sua gestão, de 2004 a 2008, priorizou apenas a manutenção dos prédios públicos já existentes.
O candidato tucano, Valdenir Portela (PSDB) registrou 330 votos e ficou em quarto lugar num cenário com quatro pré-candidatos. Ele teve 9.8% das intenções de votos e corre por fora, na tentativa de viabilizar uma candidatura para disputar o pleito em outubro. Portela é vereador e tem o aval do deputado federal Reinaldo Azambuja para disputar o executivo.
SURPRESA
O fator surpresa na referida enquete, foi o índice de aceitação do candidato petista. Lideranças acreditam que Alberto teve a preferencia dos internautas como forma de protesto aos demais candidatos. Nas pesquisas de rua Alberto não passa dos 13-14%, disse a reportagem um cidadão que já foi candidato a vereador e que não quis ser identificado.
Para ele, o eleitor de Maracaju não teve uma experiência positiva com o ex-prefeito e com o atual, a oposição tenta a todo o momento desqualificar sua gestão. Por outro lado, o candidato do PSDB parece não ganhar musculatura para atrair o apoio de partidos importantes e decisivos no processo eleitoral.
Esse conjunto de fatores faz com que o eleitor fique sem opção e diante da situação, resolveram votar no Alberto Kuend que já disputou várias eleições e seu nome é extremamente conhecido pela população de Maracaju, comenta.