Política
Apenas um deputado de MS participou de todas as sessões no semestre
Parte das deliberações ocorre no âmbito das comissões técnicas permanentes, mas o controle da presença nos colegiados não foi divulgado
Campo Grande News
01 de Agosto de 2011 - 16:41
Apenas um deputado da bancada federal de Mato Grosso do Sul compareceu a todas as sessões no primeiro semestre. O levantamento da assiduidade dos parlamentares foi divulgado pelo site Congresso em Foco, mas pode ser acessado também no site da Câmara Federal.
Pelo levantamento, de Mato Grosso do Sul, somente o deputado Fábio Trad (PMDB) assistiu a todas as sessões plenárias, quando há deliberações importantes e votação de projetos de lei, medidas provisórias e emendas constitucionais.
Parte das deliberações ocorre no âmbito das comissões técnicas permanentes, mas o controle da presença nos colegiados não foi divulgado. Nesse caso não há vácuo porque todo membro titular de comissão tem o suplente correspondente.
De acordo com o levantamento de presenças, Mandetta (DEM) faltou a nove sessões, mas justificou cinco ausências; Vander Loubet (PT) faltou a nove, todas com justificativas; Antonio Biffi (PT) não compareceu a seis sessões; Marçal Filho (PMDB) faltou em quatro sessões, Edson Giroto (PR) e Reinaldo Azambuja (PSDB) faltaram a uma sessão cada um e, Fábio Trad (PMDB) não faltou a nenhuma sessão.
Apesar de a assiduidade parlamentar no plenário da Câmara ainda estar aquém do que desejam os eleitores, no cômputo geral a ausência de deputados em sessões deliberativas caiu neste ano.
De acordo com o levantamento feito pelo Congresso em Foco, os deputados que exerceram mandato nos primeiros meses desta legislatura faltaram, ao todo, 3.762 vezes em dias de sessões destinadas à votação de projetos de lei, medidas provisórias, propostas de emenda à Constituição e outras matérias legislativas.
De acordo com os dados obtidos pelo site, os deputados estiveram ausentes em 13,4% dos dias de sessões plenárias. Ao todo, exerceram mandato no primeiro semestre do ano 572 deputados. De fevereiro a meados de julho, ocorreram 55 dias de sessões deliberativas ordinárias e extraordinárias. Nesse período, 198 deputados faltaram sem justificativa 460 vezes. E, em relação às ausências com justificativas por missão autorizada, motivos de saúde, obrigações partidárias e outras explicações regimentais , ao todo, 492 parlamentares se ausentaram 3.302 vezes.
Comparado a anos da legislatura anterior, a assiduidade no plenário nesse primeiro semestre de 2011 foi maior. De acordo com levantamentos do site, no primeiro semestre de 2008, as ausências dos deputados somaram 4.924, enquanto no mesmo período em 2009 se ausentaram 4.892 vezes. No primeiro semestre de 2010, ano recorde em termos de ausência em sessões deliberativas, os parlamentares que exerciam mandato na época faltaram 7.567 vezes.