Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 4 de Dezembro de 2024

Política

Barroso lançará portal único do Judiciário na abertura do 18º Encontro Nacional em Campo Grande

O lançamento acontecerá durante a abertura da 18ª edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário, às 17h, em Campo Grande (MS).

TJMS

01 de Dezembro de 2024 - 20:58

Barroso lançará portal único do Judiciário na abertura do 18º Encontro Nacional em Campo Grande
Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ, Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, lança, nesta segunda-feira (2/12), o portal único do Poder Judiciário - Jus.br. O lançamento acontecerá durante a abertura da 18ª edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário, às 17h, em Campo Grande (MS). Barroso receberá das mãos do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, o título de cidadão sul-mato-grossense, que lhe foi conferido pelo Parlamento Estadual. O ato de entrega será por volta das 8 horas da manhã quando o ministro será recebido pelo governador Eduardo Riedel no receptivo do Governo.

Desenvolvido pelo CNJ por meio do Programa Justiça 4.0, o novo portal integra sistemas judiciais de tribunais brasileiros, simplificando o acesso e a utilização desses serviços para os profissionais da área jurídica. O objetivo é otimizar processos e promover transparência, além de garantir a segurança, agilidade e eficiência da prestação jurisdicional.

O Encontro Nacional reunirá presidentes de todos os tribunais brasileiros para discutir e aprovar as Metas Nacionais que vão direcionar o trabalho ao longo de 2025. A programação inclui debates sobre Tecnologia, Comunicação e Sustentabilidade, que vão ocorrer em reuniões setoriais durante todo o dia 3 de dezembro. Além de magistradas e magistrados dos 91 tribunais do país, participam servidoras e servidores dos tribunais estaduais, federais, trabalhistas, eleitorais e militares.

Programação

Entre as atividades, estão oficinas de inovação, voltadas aos gestores técnicos ou negociais dos serviços de Tecnologia da Informação e representantes dos tribunais com habilidade de construir projetos para área de tecnologia dos tribunais brasileiros.

Também será apresentado o resultado do Prêmio CNJ de Qualidade 2024, que reconhece práticas em quatro eixos principais: governança; produtividade; transparência; dados e tecnologia.

As metas serão votadas durante a programação do Encontro e anunciadas ao final pelo ministro Barroso e pelo corregedor nacional, ministro Mauro Campbell Marques.