Política
Campanha será oportunidade para discutir plano de Governo
Mais do que prometer obras e projetos, Acelino diz que seu compromisso é fazer uma administração em sincronia com a sociedade.
Flávio Paes/Região News
02 de Julho de 2012 - 10:23
Foto: Emmileny Monteiro/Região News
Depois da convenção do sábado que homologou as candidaturas e coligações lideradas pelo PMDB, o candidato a prefeito Acelino Cristaldo, quer fazer da campanha (que oficialmente pode ser iniciada na sexta-feira) um fórum para população conhecer e fazer sugestões sobre o plano de governo que pretende executar, caso seja eleito, nos seus quatro anos de administração.
Elaboramos junto com as lideranças dos partidos aliados, um conjunto de propostas do que consideramos prioritário para ser apresentado e debatido com o eleitorado. Nosso compromisso é de fazer um governo participativo, que combine modernização administrativa, equilíbrio das contas públicas, sem perder o foco principal, que é adotar políticas com potencial de melhorar a qualidade de vida da população, ampliar as ações sociais, atrair novos investimentos, além da busca da diversificação da base econômica, destaca Acelino.
Mais do que prometer obras e projetos, Acelino diz que seu compromisso é fazer uma administração em sintonia com a sociedade. Não se admite mais de quem governa, uma postura autoritária, arrogante e rancorosa. Passada a disputa eleitoral, defendo que o prefeito trabalhe para o conjunto da cidade. Respeite e valorize o funcionalismo municipal, oferecendo oportunidade de se reciclagem para que assim o servidor possa prestar um serviço de melhor qualidade ao cidadão.
A presidente do diretório municipal do PMDB, vereadora Roberta tem coordenado reuniões em que as linhas gerais do programa de Governo estão sendo aprofundadas. Dividimos as prioridades dos diferentes eixos de atuação do poder público: saúde, educação, habitação, infraestrutura urbana, ocupação e ampliação dos espaços públicos para atividades culturais, esportivas e de lazer, apoio ao desenvolvimento rural, qualificação profissional, atração de investimentos, políticas públicas de apoio à juventude, ao estudante universitário e à comunidade indígena, destaca Roberta.
Na educação, por exemplo, Acelino terá como prioridade a reforma e ampliação de toda a rede municipal, com construção de quadras cobertas, laboratório de informática, matemática e português, além de gestões junto ao governo do Estado para construção de mais uma escola que supra a demanda pelo ensino médio e o técnico profissionalizante.
Acelino entende que o próximo prefeito de Sidrolândia tem de enfrentar o desafio de definir estratégias para tornar os assentados auto-sustentáveis economicamente. São 5 mil famílias que precisam do apoio do poder público para não se dedicar apenas a culturas e atividades de subsistência, mas tenham condições de se tornarem empreendedores, por exemplo, produzindo leite, hortigranjeiros, em escala comercial, reafirma.
Mais do que manter as estradas vicinais, oferecer patrulhas mecanizadas, acho que o município pode ajudar construindo entrepostos de comercialização em áreas estratégicas, buscando parcerias para instalação de mais resfriadores de leite, menciona. Eleito prefeito, o candidato do PMDB pretende estruturar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, para complementar e ampliar a assistência técnica e a extensão rural que hoje é dada pela Agraer. "Nosso município está próximo do maior centro do consumidor de Mato Grosso do Sul, que é Campo Grande. Temos que usufruir deste privilégio geográfico como um diferencial de competividade".
Na área urbana, o candidato do PMDB, está convencido de que Sidrolândia pode vir a se tornar um polo de confecção. "Já temos duas indústrias consolidades, a Via Blumenau e a Tip Top. Precisamos trabalhar mais atrair novas empresas deste segmento que gera muito emprego".