Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 27 de Novembro de 2024

Política

Coligação do PMDB deve ter o maior tempo no horário eleitoral

Em Sidrolândia, a assim como nas cidades onde não há emissoras de TV que geram programação, o horário eleitoral é restrito ao rádio

Jean Nazareth/Região News

23 de Março de 2012 - 13:55

Donos das duas maiores bancadas na Câmara dos Deputados, PT e PMDB serão os partidos com mais tempo de exposição durante a propaganda eleitoral gratuita, que começa no dia 21 de agosto e segue até 4 de outubro, nas rádios e televisões, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Em Sidrolândia, a assim como nas cidades onde não há emissoras de TV que geram programação, o horário eleitoral é restrito ao rádio. A coligação encabeçada pelo PMDB deve ter o maior tempo, porque pode contar com o PT, PDT, PSB e PR. Com 88 deputados federais, o PT, terá no mínimo 3min46s52 de propaganda eleitoral. Já o PMDB, que elegeu 78 parlamentares tem garantidos 3min23s13.

O tempo é calculado de acordo com o desempenho da legenda na última eleição. Dez minutos - um terço - de toda a exposição são divididos, igualitariamente, entre os candidatos, independente do partido. Já os outros dois terços são calculados de acordo com a representatividade na Câmara Federal.

A duração da propaganda desses partidos pode aumentar de acordo com as coligações. Por isso, partidos com maior tempo de exposição são os mais cobiçados para compor chapa com os que confirmaram pré-candidatos. O PSDB, que deve lançar Enelvo Felino para prefeito, dispõe de 2min26s99.

Já o DEM, que pode indicar a vice do ex-prefeito, tem 1min40s58. PP e PR têm no mínimo, cada um, 1min35s90. O primeiro lançou como pré-candidata a empresária Maria Gilka e o segundo, como não tem pré-candidato, deve caminhar ao lado do PMDB nas próximas eleições.

Ainda conforme o TRE, as propagandas de prefeito e vice serão veiculadas as segundas, quartas e sextas-feiras. Às terças, quintas e sábado são transmitidas as dos vereadores.