Política
Com Vanda eleita prefeita, Câmara começa discutir substituto na presidência
Articulações pela presidência da Câmara já estão em andamento com pelo menos 3 vereadores interessados no cargo.
Flávio Paes/Região News
15 de Junho de 2021 - 09:36
Antes da diplomação e posse da prefeita eleita Vanda Camilo no próximo dia 2 de julho, as articulações pela presidência da Câmara já estão em andamento com pelo menos 3 vereadores interessados no cargo para o qual foi escolhida dia 1º de janeiro a ainda prefeita em exercício.
O atual presidente, Sandro Gonzáles, que assumiu na condição de vice-presidente da Mesa Diretora, acha por direito que tem de ser efetivado e se contar com o aval dos seus colegas, pode recorrer a Justiça para fazer prevalecer o que julga sua prerrogativa.
Correndo por fora, mas com aval do pai, Daltro Fiúza, está a vereadora Cristina Fiúza, atual 2ª secretária da Mesa Diretora. Ela contaria inclusive com o aval do deputado estadual, Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa, que teve participação ativa na campanha de Cris e da própria prefeita.
A vereadora Joana Michalski também coloca seu nome a disposição, mas admite que a eleição da Mesa Diretora é uma construção política que só se resolve horas antes da eleição. A prefeita também terá um papel importante já que há especulações de que pelo menos um vereador, provavelmente Cledinaldo Cotócio, deve ser convocado para assumir uma Secretaria.
Neste caso assumiria a vaga no Legislativo, Juscelino Pereira. Também se cogita a vereadora Juscinei Claro para ocupar a Secretaria de Educação, o que abriria vaga para Mauro Silva.
Relacionadas
-
RESTRIÇÕES NO ESTADO
Decreto sobre lockdown abre crise entre Governo do Estado e prefeitos
-
PONTO DE VISTA POLÍTICO
Daltro se diz injustiçado e que vitória de Vanda é resposta da vontade popular