Política
Em MS, 22 mil pessoas vão trabalhar como mesários nas eleições
Cerca de 7 mil pessoas já se inscreveram como voluntários. Quem trabalha como mesário tem direito a dois dias de folga no serviço.
G1
30 de Julho de 2012 - 14:31
Cerca de 22 mil pessoas vão trabalhar nas eleições deste ano em Mato Grosso do Sul na função de mesário, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). Quase 7 mil pessoas já se inscreveram como voluntários. A lista como os nomes dos selecionados será publicada no dia 8 de agosto.
Elisete trabalha há 15 anos como mesária em eleições, e fala com orgulho da contribuição para a democracia. "Me faz sentir muita vontade de ir, participar, de dar minha contribuição. É muito gostoso quando, no final, você fecha sua urna e vê o candidato que ganhou naquela seção", diz.
A exemplo da mãe, o filho Sílvio fez a mesma escolha. Tão logo ele completou 18 anos, idade mínima para ser mesário, Sílvio prontificou-se para trabalhar. Atualmente os dois são presidentes de seção em Campo Grande. "Você participa do sistema eleitoral e vê a importância que tem. Com certeza o voto é mais consciente se você participa do processo", afirma.
Cada mesário recebe auxílio alimentação de R$ 22. Presidentes de seção também ganham ajuda de custo de R$ 35 para o combustível. Entre as obrigações, está o transporte de todo o material, incluindo as urnas eletrônicas.
Ser mesário pode servir de critério para desempate em concursos públicos, desde que esteja previsto em edital. A função também é considerada uma atividade extracurricular nas universidades particulares. Além disso, cada dia trabalhado dá direito a dois dias de folga, tanto na iniciativa privada como no serviço público.
Mais informações podem ser obtidas na página do TRE-MS ou pelos telefones (67) 3326-9514 ou 3326-4166.