Política
Esquerda petista atropela regimento, indica Marcio Marqueti
O presidente da Câmara, Jean Nazareth, garantiu que a deliberação extraída da reunião não tem validade
Flávio Paes/Região News
21 de Março de 2012 - 13:00
Numa manobra em que aparentemente tenta impedir a realização de prévias para definir qual rumo o partido tomará na eleição de outubro, a esquerda petista de Sidrolândia aproveitou a reunião do diretório municipal na segunda-feira à noite, convocada para os pré-candidatos a vereador se manifestarem, para aprovar documento de apoio a candidatura a prefeito do professor Márcio Marqueti, secretário municipal de Assistência Social.
Para surpresa dos outros dois pré-candidatos a prefeito (Jean Nazareth e Paulo Atílio), o presidente da Executiva Municipal (assessor de Márcio na Secretaria), Gilmar Antunes apresentou moção, que acabou aprovada, em que Marqueti foi indicado candidato a prefeito.
A decisão será comunicada à direção regional petista, acompanhada da proposta de que não sejam realizadas prévias diante de um suposto consenso em torno da candidatura do professor Marqueti. O presidente da Câmara, Jean Nazareth, garantiu que a deliberação extraída da reunião não tem validade, porque atropelou o regimento que define o rito de encaminhamento das decisões partidárias.
Jean explica que o prazo para apresentação de pré-candidaturas ou propostas de coligação vai até o dia 30 de março, sendo necessária adesão de 1/3 dos integrantes do diretório, 7 membros. A partir daí o presidente da Executiva tem 28 dias para marcar o encontro municipal, em que os 800 filiados do partido vão ser convocados para decidir no voto qual caminho adotar, candidatura própria ou aliança.
Jean critica a postura do grupo que controla a executiva do PT. Pelo visto eles estão com medo de enfrentar as prévias. Uma meia dúzia não pode decidir em nome de centenas de petistas. Me curvo à decisão da maioria do partido, independe de qual seja ela, mas não vamos aceitar perder no tapetão, finaliza. Ele pretende tomar as medidas cabíveis, tão logo seja comunicado oficialmente da decisão tomada na última segunda-feira.