Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 6 de Outubro de 2024

Política

Marçal Filho é eleito prefeito de Dourados

Marçal Filho era deputado estadual pelo PSDB e deixou o partido para concorrer à reeleição pelo PP.

Investiga MS

06 de Outubro de 2024 - 18:22

Marçal Filho é eleito prefeito de Dourados
Marçal Filho. Foto: Divulgação

O ex-deputado estadual, Marçal Filho (PSDB), foi eleito prefeito da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Dourados. Ele terá como vice, Gianni Nogueira (PL). Ele obteve 50,85%, seguido pelo atual prefeito Alan Guedes (PP), 28,39%; Tiago Botelho 13,68%; Bela Barros (PDT), 4,63%; Racib Harb (Novo), 2,2%; Beto Teles (Rede), 0,7%; Valderi Garcia (PCO), 0,06%.

Marçal Filho era deputado estadual pelo PSDB e deixou o partido para concorrer à reeleição pelo PP, não conseguindo se reeleger. Depois, fez parceria com Zé Teixeira (PSDB) e conseguiu convencer Reinaldo Azambuja (PSDB) a apoiar sua volta ao partido, onde garantiu a candidatura, mesmo contra a vontade de Lia Nogueira e Geraldo Resende, que gostariam de disputar pelo PSDB.

O PSDB vence em Dourados após tentativas frustradas com Reinaldo Azambuja no comando, onde perdeu a eleição quando apoiou o próprio Geraldo Resende e o agora vice-governador, Barbosinha (PSD).

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

Marçal Filho é empresário e advogado. Foi eleito vereador de Dourados em 1992, pelo PMDB. Depois, passou de suplente para deputado federal do PSDB, em 1997. Nas eleições de 1998, foi eleito deputado federal.

 Em 2002, concorreu como vice-governador na chapa de Marisa Serrano (PSDB) e perdeu a eleição para Zeca do PT. Em 2006, ficou como suplente de deputado federal pelo PMDB, mas assumiu a vaga depois que Waldir Neves virou conselheiro no Tribunal de Contas do Estado. Foi reeleito em 2010, mas não conseguiu voltar em 2014. Em 2016, foi eleito vereador em Dourados e em 2018 conseguiu se eleger deputado, mas perdeu a reeleição em 2022.

Marçal sempre foi favorito para concorrer, mas tinha histórico de desistências para Prefeitura. Sem mandato, acabou entrando na disputa com Alan Guedes, de seu antigo partido, e conseguiu vencer.