Política
Nilo Cervo deixa Secretaria e pode ser candidato a qualquer coisa
A saída de Nilo da Secretaria abriu margem para uma série de especulações
Marcos Tomé/Flávio Paes
05 de Abril de 2012 - 16:22
O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Nilo Cervo, pediu exoneração do cargo e pode ser mais uma peça no processo sucessório municipal. Embora o prefeito Daltro Fiúza já tenha comunicado às principais lideranças políticas que o empresário Acelino Cristaldo tem a sua preferência para ser candidato a prefeito, Nilo resolveu se desincompatibilizar do cargo podendo ser candidato a qualquer coisa, inclusive a prefeito, menos disputar uma vaga na Câmara Municipal.
Ou seja, a escolha de Acelino, que enfrenta resistências nos segmentos de esquerda do PT, também não seria consenso nem dentro do próprio PMDB. A saída de Nilo da Secretaria abriu margem para uma série de especulações. Se de fato tem pretensões de se apresentar como alternativa do PMDB para disputar a prefeitura poderia prolongar sua permanência no cargo até junho, quando o termina o prazo de desincompatibilização de quem for candidato a prefeito.
Uma vertente destes comentários e de que o prefeito Daltro Fiúza, diante da dificuldade de construir um consenso no PMDB e nos partidos aliados, teria renunciado a tarefa de conduzir o processo de sua sucessão, entregando à missão ao partido. Assim, Nilo representaria um segmento pemedebista disposto a negociar uma aliança com o PSDB que ofereceria ao agora ex-secretário a vaga de vice na chapa de Enelvo Felini.