Política
PMDB lança candidato a prefeito em 65,8% dos municípios de MS
A meta é eleger pelo menos 40 prefeitos para entrar com força total na disputa pelo comando do Governo do Estado, em 2014
Campo Grande News
06 de Julho de 2012 - 15:31
No comando do governo, da Assembleia Legislativa e de 30 das 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul, o PMDB é o partido com o maior número de candidatos a prefeito nas eleições deste ano em Mato Grosso do Sul. No total, a legenda lançou 52 nomes e mais 27 candidatos à vice.
A meta é eleger pelo menos 40 prefeitos para entrar com força total na disputa pelo comando do Governo do Estado, em 2014. Municípios como Campo Grande e Três Lagoas são prioridades para os caciques da legenda.
O PT, que controla o Governo Federal, participa com candidato próprio na corrida eleitoral de 26 cidades sul-mato-grossenses. Nos cinco maiores municípios, o partido lançou candidatos em dois, Campo Grande e Corumbá. Atualmente, a legenda controla 10 prefeituras e a meta é ampliar o número para 15.
O PSDB, que passou de aliado para adversário do PMDB pelos menos na Capital, viabilizou 24 nomes para concorrer às 79 prefeituras sul-mato-grossenses. Segundo o deputado estadual professor Rinaldo (PSDB), o partido tem reais chances de vencer em 14 municípios. Hoje, os tucanos administram 10 prefeituras no Estado.
De rival para aliado dos governistas, o PDT viabilizou candidatos em 19 cidades. Em 2008, o partido elegeu nove prefeitos e a intenção neste ano é ampliar o quadro e vencer em cidades estratégicas, como Bonito, Jardim, Maracaju e Aquidauana.
PR, DEM, PSB, PP e PPS ainda não concluíram balanço sobre número de candidatos, mas garantem ampliar o quadro de lideranças em 2012. O PSB acredita ter grandes chances de se manter no comando da Prefeitura de Dourados, com o prefeito Murilo Zauith (PSB). A legenda também espera vencer em Coxim, com o apoio do PMDB.
Das cinco maiores cidade do Estado, o PPS lançou candidato próprio apenas em Ponta Porã. O PP, por usa vez, apenas na Capital e aposta vencer também em Corguinho. Já o PTdoB está confiante na vitória em Bonito.