Política
Simone assume governo amanhã com férias de André
MS Cidades
06 de Janeiro de 2012 - 09:32
A vice-governadora Simone Tebet (PMDB) assume o governo amanhã (7) a partir das férias do governador André Puccinelli (PMDB), prevista para ter início nesta data.
O retorno do governador, que viaja com sua família, inclusive o genro, nora e netos para fora do Estado, está previsto para o dia 24 deste mês. Esta é a terceira vez que Simone Tebet assume a chefia do Poder Executivo em Mato Grosso do Sul.
No dia 18 de julho do ano passado, a vice-governador assumiu o comando do Estado, ficando no cargo até o dia 25 do mesmo mês em razão da ausência do governador que foi acompanhar em São Paulo sua filha, Denise, em um procedimento cirúrgico.
Após seu retorno, André Puccinelli embarcará para o Uruguai no dia 25, onde conhecerá o funcionamento do Porto Hidroviário de Nueva Palmira. Durante ato se assinatura de convênio do Programa Minha Casa Minha Vida, ontem na Governadoria, o governador adiantou que tem interesse de ver o funcionamento na hidrovia no Uruguai porque o governo do Estado deverá assumir o comando os portos de Ladário de Porto Murtinho.
PORTOS
O porto de Ladário foi requerido à Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq) que, conforme o governador, já teria respondido afirmativamente ao pedido do Estado.
Já responderam que virá para nós, disse em entrevista na governadoria no final do ano passado. No caso de Murtinho, o governador ainda não sabe se o Estado administrará o porto diretamente ou em parceria com os atuais proprietários.
O porto de Murtinho foi objeto de briga judicial envolvendo a família do ex-governador Zeca do PT, durante anos.
Mas, conforme o governador, hoje a situação é outra. Os Santos [família de Zeca] já foram retirados da sociedade. Agora [o porto é administrado] por uma empresa de um partícipe daqui com parte acionária da PDVSA [Petróleos da Venezuela], explicou.
Contudo, André quer se certificar primeiro da situação do Porto, para somente depois definir a atuação do Estado no terminal. Primeiro vamos verificar como é o funcionamento, como fizeram, qual é o volume de investimentos, que equipamentos têm..., mencionou. Antes de decidir a situação dos portos locais, contudo, o governador pretende visitar o Porto Nueva Palmira, no Uruguai, entre 25 e 29 de janeiro, para conhecer as instalações.